Ellen SteigerEllen Steiger

Norbert Lieth escreve o seguinte no artigo “Israel: Epicentro Mundial”: “Os indivíduos e a humanidade como um todo não conseguirão prevalecer sem Deus. Pelo contrário, o mundo arruína a si mesmo” (leia aqui). Palavras duras, mas, infelizmente, verdadeiras. Até Salomão já escreveu em Eclesiastes que todo esforço humano “debaixo do sol” traz apenas ganhos mundanos e nada disso tem valor verdadeiro e duradouro para a eternidade. Tudo o que fazemos aqui pode realmente nos trazer riqueza e reputação, mas o que resta depois dos 70 ou 80 anos de nossa vida (veja tb. Mt 16.26)? O vazio do aqui e agora se opõe à essência da eternidade de Deus. Além disso, mesmo Salomão declarando sobriamente que “nada faz sentido”, que tudo é uma “grande inutilidade” (Ec 1.2, NVI), ele sabe quem está acima do sol. Pois, se há um mundo sob o sol, também há um mundo acima do sol. E esse mundo “não precisa do sol nem de lua... pois a glória de Deus a ilumina” (Ap 21.23). O Senhor quer que o conheçamos. Lieth também escreve: “As pessoas deverão reconhecer os seus santos atos: ‘... para que as nações me conheçam...’ (Ez 38.16); ‘Assim, revelarei a minha grandeza e a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações. E saberão que eu sou o Senhor’ (v. 23) [...]. Virá o dia em que todo joelho se dobrará diante dele (Fp 2.9-11)”,

O próprio Deus nos ajuda a fim e que não fiquemos presos numa vida deprimente, na qual tudo parece inútil e onde o medo é dominante. Fredy Peter escreve no artigo de capa quem é o nosso grande conselheiro e guia neste mundo: o Espírito Santo! “Esse capítulo [Rm 8] menciona o Espírito Santo quase vinte vezes. É mais do que em qualquer outro capítulo da Bíblia, e mostra o que o Espírito Santo realiza na vida dos seus filhos renascidos. Romanos 8 é o capítulo definitivo sobre a segurança, a certeza e a confiança dos filhos de Deus. [...] Os versículos 2 e 3 apresentam a obra do Espírito Santo em nos libertar do pecado e da morte. O versículo 4 mostra que o Espírito Santo nos capacita a cumprir a lei de Deus. Os versículos 5 a 11 mostram que o Espírito Santo transforma a nossa natureza. Os versículos 12 e 13 mostram que o Espírito Santo confere forças para vencermos a carne (carne significa aqui a nossa natureza humana egoísta e teimosa). Os versículos 14 a 16 mostram que o Espírito Santo nos conduz, que por meio dele somos adotados por Deus e temos acesso ao Senhor. Os versículos 17 a 30 mostram o maravilhoso futuro que nos aguarda e o quanto o Espírito Santo se dedica a nós. Os versículos 31 a 39, finalmente, são a mais potente expressão da nossa absoluta segurança e certeza em Cristo. Não é maravilhoso?” (leia aqui).

Guardemos permanentemente na memória o versículo bíblico que Daniel Lima menciona em seu encerramento da minissérie sobre uma igreja cristocêntrica (leia aqui); um versículo em que a vitória sobre o nosso “eu” já nos é dada: “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘Tragada foi a morte pela vitória’. ‘Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?’” (1Co 15.54-55).

Desejo a todos uma boa leitura!

sumário Revista Chamada Setembro 2022

Confira