Estamos nos encaminhando para o final de um ano atípico, em que uma pandemia colocou a preocupação com a saúde na posição principal da mente humana pela primeira vez desde 2009, porém em maior grau – devido ao controle relativamente rápido do vírus H1N1 pela medicina na época.

Ao longo dos últimos dez meses, recebemos uma enxurrada anormal de notícias, teorias, suposições, exortações e apelos quanto ao fim dos tempos e aspectos relacionados às profecias escatológicas da Bíblia e de outras religiões. Entre a declaração do ministro da Saúde israelense, de que o Messias viria na Páscoa deste ano,[1] e a ligação da futura vacina para o coronavírus com a marca da besta de Apocalipse 13 há uma miríade de pareceres na internet e fora dela com relação aos acontecimentos mundiais.

Em artigo desta edição, René Malgo descreve muito bem o que praticamente todos eles têm em comum: a geração de medo, ira e pânico. Acertadamente, ele chega à resolução: “Não quero mais me ocupar com a escuridão, mas com a luz. Não quero mais esquentar minha cabeça com aquilo que desperta paixões malignas em mim, como ira, fúria, medo, gritaria e pânico, mas meditar naquilo que é verdadeiro, bom e belo, ou seja, tudo o que se resume na pessoa de Jesus Cristo” (leia aqui).

É exatamente essa a posição que a Chamada assumiu de forma mais enfática nos últimos anos. Continuamos publicando, escrevendo e informando o público brasileiro sobre o iminente retorno de Cristo e sobre a importância de “maneja[r] corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2.15; cf. 3.16; Lc 12.54-56), mas nosso objetivo é fazer isso “seguindo a verdade em amor”, para que cresçamos “em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15, ênfase acrescentada). Como Daniel Lima escreve, temos “um compromisso com a verdade e, ao mesmo tempo, com amar pessoas” (leia na aqui).

Assim como Paulo e os demais apóstolos, nosso foco precisa estar em nosso Senhor Jesus Cristo, e, como consequência disso, na busca por aprender e ansiar cada vez mais o seu retorno (Mt 24.22-24; Fp 1.18-26; Ap 22.12,17,20). Desejamos a todos uma boa leitura!

Nota

  1. “Messiah Will Come by Passover, Says Israel Health Minister”, Israel Today, 31 mar. 2020. Disponível em: <https://www.israeltoday.co.il/read/messiah-will-come-by-passover-says-israel-health-minister/>.
sumário Revista Chamada Novembro 2020

Confira