Ira e Pânico: Grandes Marcas dos Discípulos de Jesus?

Parece que em nossa sociedade começa a prevalecer o “mistério da iniquidade”. Alguns cristãos reagem a isso com ira, medo e pânico, mas há um caminho melhor.

Quem veste uma máscara de proteção é como alguém que nega a fé e aceita o número 666. A essa crassa conclusão chegou um pastor americano de Montana diante da obrigatoriedade do uso de máscara que as autoridades impuseram por causa do coronavírus. Milhões leem suas ideias na internet. O que ele diz é muito mais divulgado do que aquilo que dizem os supostos porta-vozes e líderes do evangelicalismo americano. O medo se dissemina e, com ele, seus irmãos pânico e ira. O Twitter está cheio disso, e regularmente recebo circulares acusando a sociedade e a igreja de estarem cada vez mais ímpias, alertando para tudo o que nos estaria sobrevindo e contra o que nos deveríamos prevenir. Muitas das conclusões que os crentes extraem dos acontecimentos atuais se justificam. Eu mesmo também já alertei nesta revista a respeito de um possível período de perseguição, mas mesmo assim... Ao ler essas numerosas circulares, geralmente via e-mail, quando acompanhei no Twitter e em blogs as batalhas entre cristãos de direita e todos os outros, pareceu-me olhar para um espelho – e não gostei do que vi.

Será que pretendo ser visto em público como alguém que defende o medo e o horror?

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?” – Não, eu certamente não sou o campeão! A constante artilharia dos meus irmãos cristãos me causou repulsa, embora em termos da questão básica eu geralmente concordaria com eles. Mas a estridência do tom e a hostilidade (consciente ou não) contra todos os que não são como nós era e é desgastante. Há muito calor, mas onde está a luz? Nosso Senhor Jesus diz: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35). O amável leitor me perdoe este comentário, mas quando se observa a enxurrada de textos que jorram através da internet em nome de Jesus, parece antes que deveríamos prover uma triste correção: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se disseminarem entre vocês pânico, ira e medo”.

Os apóstolos escreveram aos cristãos que se subordinassem às autoridades (o governo universal unificado romano) e que orassem por elas para que pudessem levar uma vida quieta e tranquila, com toda honestidade e piedade.

O espelho com que os meus certamente sinceros irmãos me defrontaram revelou a minha posição: será que pretendo ser visto em público como alguém que defende o medo e o horror? Se já me repulsa o desespero daqueles com quem no fundo concordo, como então será com aqueles que tiverem outra visão ou que ainda estão perdidos, se sentem atropelados pelo vocabulário religioso e só conseguem extrair daí a ideia de que esses cristãos me odeiam e desprezam junto com tudo o que é valioso para mim – mesmo se a intenção nem era essa?

O negócio do medo prospera. Embora quem gritar mais e se expuser mais janela afora seja desprezado pela “elite” do mundo cristão, ainda assim a pessoa conquistará muitos seguidores, fãs, leitores e adeptos. É compreensível. O homem normal na rua anda cansado do falatório cor-de-rosa, de mentiras, mentiras e mais mentiras. Quando então aparece alguém que não enfeita as coisas e apresenta “os fatos”, muitos correrão atrás dele como sedentos no deserto que finalmente encontraram uma fonte não envenenada ou aterrada. No entanto... por que o Deus que afirmam representar age mais como Nêmesis, a deusa grega da ira e da vingança, e não como o Pai que ansiosamente espera o filho perdido e corre ao seu encontro ao vê-lo retornar arrependido?

Por isso tomei uma resolução... algo que gostaria de passar adiante aqui: não quero mais me ocupar com a escuridão, mas com a luz. Não quero mais esquentar minha cabeça com aquilo que desperta paixões malignas em mim, como ira, fúria, medo, gritaria e pânico, mas meditar naquilo que é verdadeiro, bom e belo, ou seja, tudo o que se resume na pessoa de Jesus Cristo. Quem quiser, que advirta sobre a necessidade de observar o quanto predominam na sociedade a injustiça e a maldade, mas eu prefiro acompanhar Gregório Magno (o bispo de Roma que até Calvino ainda estimava) e dizer: “A verdadeira justiça não é hostil com os pecadores, mas compassiva”.

Nós cristãos temos muita facilidade em nos fixar em teorias e especulações. Alertamos contra governos mundiais e religiões mundiais. Abusamos do livro de Apocalipse para os nossos pareceres e prognósticos políticos. Fixamo-nos nas ideias mais complicadas sobre os tempos do fim e com isso perdemos de vista o mais importante: Jesus, que morreu pela salvação de todo o mundo e que logo voltará. “Consolem-se [e não ‘provoquem-se’] uns aos outros com essas palavras” (1Ts 4.18). Pânico, ira e medo não foi o que os apóstolos ensinaram em suas cartas.

Naquele mundo que os apóstolos conheciam já existia um governo romano centralizado e algo como uma religião unificada greco-romana. No entanto, nem Pedro, nem Paulo ou João escreveram longos tratados para desvendar o “mistério da iniquidade” (cf. 2Ts 2.7). Pelo contrário, sua postura foi bastante tranquila, tão tranquila que os que hoje nos advertem acusariam os apóstolos de ingenuidade e alheamento caso escrevessem atualmente. Os apóstolos escreveram aos cristãos que se subordinassem às autoridades (o governo universal unificado romano) e que orassem por elas para que pudessem levar uma vida quieta e tranquila, com toda honestidade e piedade. Na medida do possível para os cristãos, eles deveriam viver em paz com todos e demonstrar a todos a sua mansidão. E, se então a autoridade lançasse mão da espada para perseguir os cristãos, estes deveriam alegrar-se por terem sido considerados dignos de sofrer por amor do seu Senhor. Sim, este é um grande desafio, e eu não me atrevo a achar que já tenha assimilado essa atitude profundamente espiritual.

Misericórdia é bondade visualizada. Misericórdia é a beleza do céu na prática. Misericórdia é a confirmação do maior mandamento na verdade.

Isso não significa que os apóstolos não falassem dos maus tempos. Faziam isso, mas em conjunto com incentivos como: não se deixem irritar! Evitem conversas inúteis! Jesus é vencedor! Permaneçam fiéis, muito mais agora! Por exemplo, citam-se muito as tenebrosas palavras do apóstolo Paulo sobre os terríveis tempos dos últimos dias em 2Timóteo 3.1-8. Lemos sua precisão e exclamamos: “Assim é hoje!”. No entanto, em meio a todo o pânico sobre este mundo que Jesus já superou há tanto tempo, esquecemos de continuar lendo, porque no versículo 9 Paulo diz a respeito dos maus: “[Mas eles] não irão longe”, ou, em outras palavras: “Terão pouco sucesso”. As portas do inferno realmente não podem subjugar a igreja do Deus vivo.

Por isso quero mudar e renovar meu modo de pensar, como Paulo disse. Por amor do bem da minha alma, não quero mais focar naquilo que de qualquer maneira não posso controlar ou saber, mas naquilo que engrandece o amor de Deus diante de toda a humanidade. É disso que essa maltratada sociedade de hoje precisa!

Em suas bem-aventuranças, o nosso Senhor não diz: “Bem-aventurados aqueles que desvendaram o mistério da iniquidade e estão informados sobre toda a maldade, porque deles é o reino dos céus”. Não, ele promete o reino dos céus aos humildes, às almas simples e dispostas a servir, aos pobres de espírito ou pobres diante de Deus (Mt 5.3-12). Existe uma antiga oração cristã atribuída ao grande missionário Patrício da Irlanda. Nela ele pede a Deus que o guarde do conhecimento que profana. Parece-me bem significativo e uma atitude bem mais saudável para nossa alma. Nem é preciso conhecer tão bem as trevas, porque justamente isso pode nos profanar e esfriar o amor em nós. Basta amar a Deus e ao nosso próximo, porque o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Co 13.7).

Paulo nos incentiva a nos revestirmos de “profunda compaixão” (Cl 3.12). A misericórdia não deve ser simplesmente parte de nós, mas deve nos envolver; deve ficar tão visível em nós quanto nossas vestimentas. Receio que muitas vezes queremos ser como Cristo, mas quando ele tomou um açoite na mão para purificar o templo. Eis aí uma história que nos agrada, mas com isso esquecemos todos os outros relatos nos evangelhos em que Jesus demonstrou misericórdia com prostitutas, publicanos, adúlteras, pecadores e o povo simples. Sua reação usual a pessoas em torno dele foi o que ele disse aos seus discípulos: “Tenho compaixão desta multidão...” (Mt 15.32). O que nos move quando contemplamos o nosso mundo? Compaixão, misericórdia e amor? Ou ira, medo e pânico?

Quando Paulo nos exorta em Efésios 5.1-2 a sermos imitadores de Deus, ele não quer dizer que devemos ser juízes santos e justos como Deus, mostrando à sociedade como deve se comportar. Não, ele diz: “... vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.

É nisso que devemos imitar o nosso Deus. “O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia” (Tg 5.11c). Essa deve ser a nossa mentalidade (Fp 2). Cristo nos desafia diretamente: “Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso” (Lc 6.36). – Isto é importante. Para podermos credenciar-nos como verdadeiros filhos do nosso Pai celestial, não somos chamados a imitar sua santa onipotência, sua santa onisciência, sua santa soberania ou sua santa ira (o que nem podemos), mas sua santa misericórdia, bondade e amor. Isso podemos e devemos praticar por meio do Espírito Santo do amor que habita em nós, e, com isso – entendo – pode-se dispensar toda discussão a respeito do que devemos enfatizar em um mundo ímpio. Porque, conforme Gregório Magno também diz: “A falsa justiça não tem compaixão, mas má vontade”.

Por isso arrisco prognosticar que não encontraremos a verdadeira justiça e a verdadeira santidade onde se grita com mais estridência, onde se dissemina mais medo e terror ou onde se especula mais intensamente sobre o “mistério da iniquidade”, mas onde se exerce mais misericórdia. A misericórdia é bondade visualizada. Misericórdia é a beleza do céu na prática. Misericórdia é a confirmação do maior mandamento na verdade: amar a Deus de todo o coração e o nosso próximo como a nós mesmos.

Deus diz: “Desejo misericórdia...” (Mt 9.13; cf. Os 6.6) – e devemos tratar de aprender o que isso significa, diz o nosso Senhor Jesus. Com isso teremos o suficiente a fazer pelo restante da nossa vida e não precisamos mais nos sentir compelidos a nos ocupar com o conhecimento que profana. É isso que pretendo fazer e escolher para mim. Não mais as trevas, mas a luz. Porque “o perfeito amor expulsa o medo” (1Jo 4.18) – de todas as formas.

A verdadeira justiça não tem má vontade com os pecadores, mas compaixão.” – Maranata. Vem, Senhor Jesus!

René Malgo é encarregado do trabalho editorial das revistas da Chamada em alemão. Também é autor e coautor de diversos livros.

sumário Revista Chamada Novembro 2020

Confira