Steve Keller

“Não esqueça nenhuma de suas bênçãos.” Nos últimos meses, muitas áreas da nossa vida se modificaram intensamente. De fato, podemos dizer que a situação do coronavírus exerce em cada aspecto da nossa vida uma influência enorme e geralmente indesejável. E, se inicialmente ainda pensávamos e esperávamos que aquilo seria por pouco tempo, aos poucos já descobrimos que teremos de acostumar-nos a uma nova normalidade. Uma normalidade com muitas restrições e incertezas. Essas influências externas também se refletem fortemente sobre o ministério da obra missionária. É verdade que aos poucos volta a permissão de realizar eventos, mas em parte as exigências são quase impossíveis de cumprir ou excessivamente dispendiosas. Além, disso, não existe segurança para planejamentos nem a curto nem a longo prazo. Essas circunstâncias podem paralisar nossa vida particular, profissional e também ministerialmente, impondo ainda empecilhos adicionais.

Faz algum tempo vi uma camiseta que exibia a seguinte frase: “Sou abençoado demais para ficar estressado”. Depois de um pequeno sorriso, segui adiante, mas o cerne dessa declaração se fixou na minha mente. Lembrei-me do Salmo 103 e inevitavelmente me perguntei no que nos focamos quando as circunstâncias nos incomodam – assim como talvez nos sentimos atualmente. O versículo 2 do Salmo 103 diz: “Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!”. E não é de fato assim? Quando os tempos são bons, infelizmente é comum esquecermos que o Senhor é quem está por trás das bênçãos. Já em tempos piores esquecemos como o Senhor nos tem abençoado.

O nosso Senhor ainda continua o mesmo hoje. Em torno de nós tudo pode estar inseguro, mas ele é a nossa segurança.

Não sei sob quais circunstâncias Davi escreveu esse salmo, mas ele toma tempo de enumerar os benefícios que o Senhor lhe concedeu. E não se detém nisso, mas ainda olha para frente e descreve o que mais o Senhor fará de bom. Essa confiança desemboca num testemunho do poder e da graça do nosso Senhor. Isto, por sua vez, fundamenta o fato de sermos tão abençoados pelo Senhor e podermos esperar ainda mais bênçãos.

Mais adiante, o versículo 19 diz: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe”. Ele não fica preso às nossas circunstâncias, mas está acima delas e as domina. Essa certeza é libertadora e um alívio porque o nosso Senhor ainda continua o mesmo hoje. Em torno de nós tudo pode estar inseguro, mas ele é a nossa segurança.

No capítulo 16 do livro de Atos encontramos um maravilhoso exemplo dessa postura de acordo com o Salmo 103. A partir do versículo 23, lemos como Paulo e Silas não abriram mão de exaltar a Deus apesar de toda a aflição a que foram submetidos em Filipos. Na escuridão de uma prisão, com os pés bloqueados no tronco, não descansaram nem à meia-noite. Com certeza aquela situação não contribuiu para a felicidade daqueles homens de Deus. Lamentos e queixas teriam sido uma reação compreensível, mas eles decidiram reagir contra isso. Já que as circunstâncias externas e a intranquilidade interna os impediam de dormir, eles aproveitaram essa hora mais escura da noite, no lugar mais tenebroso da sua prisão, para entoar louvores – e não só os outros prisioneiros, mas também Deus ouviu aquilo, e ele respondeu com um terremoto. Como resultado desse louvor a Deus, o carcereiro recebeu a salvação e o batismo com toda a sua família.

Steve Keller é responsável pela manutenção das instalações da Chamada na Suíça, além de servir nos ministérios com as crianças e jovens da igreja.

sumário Revista Chamada Novembro 2020

Confira