Gafanhoto superpoderoso

Gafanhoto superpoderoso

Um recente estudo da Universidade de Tel Aviv chegou à conclusão de que a fêmea do gafanhoto dispõe de verdadeiros superpoderes, porque o seu sistema nervoso central dispõe de enormes qualidades elásticas. Para depositar os seus ovos em local seguro, a fêmea penetra profundamente no solo. Ao fazer isso, ela consegue expandir o ventre e também o sistema nervoso para o dobro ou o triplo do seu tamanho. Segundo os pesquisadores, “essa capacidade é quase impossível de imaginar do ponto de vista morfológico, e, segundo sabemos, não existe quase nada similar na natureza”. Os nervos do sistema nervoso humano, por exemplo, podem estender-se apenas 30% sem se romper ou ser permanentemente danificados.

Para o futuro, essas descobertas dos cientistas de Tel Aviv poderão contribuir para novos desenvolvimentos no campo da medicina regenerativa, servindo de base para a restauração de nervos e o desenvolvimento de tecidos sintéticos. Os resultados da pesquisa foram publicados na publicação iScience. Segundo o professor Ayali, “os superpoderes do gafanhoto quase parecem saídos de um filme de ficção científica. Na natureza se conhecem apenas mais dois exemplos de algum fenômeno semelhante: a língua da cachalote e uma determinada espécie de caramujos marinhos, cujo sistema nervoso consegue se estender por uma espécie de efeito sanfona. Queremos identificar o mecanismo biomecânico que proporciona essa fantástica capacidade às fêmeas dos gafanhotos”.

Em seu estudo, pesquisadores – dos departamentos de zoologia, de engenharia mecânica, de pesquisa vital, de fisiologia e de farmacologia – removeram os sistemas nervosos das fêmeas de gafanhotos e depositaram-nos num líquido simulador do seu ambiente natural, em condições fisiológicas similares às do corpo. Mediante instrumentos de medição altamente sensíveis, eles mediram as forças necessárias para a extensão do sistema nervoso. Segundo o dr. Pinchasik, “em contraste com hipóteses anteriores e exemplos que conhecíamos, não encontramos nenhum mecanismo de efeito sanfona. Descobrimos que o sistema nervoso da fêmea do gafanhoto possui propriedades elásticas que lhe permitem estender-se, sem com isso danificar os tecidos. Esse achado é praticamente inexplicável do ponto de vista biomecânico e morfológico”.

israeltoday

sumário Revista Chamada Abril 2023

Confira