Exército: há muito, a fase mais tranquila no sul de Israel

Devido a alguns reveses no conflito de maio de 2021, a organização terrorista Hamas não tem no momento interesse em mais uma confrontação. Essa é a conclusão a que chegou o comando sul do exército. Além disso, o exército vê o período desde o término do conflito como a fase mais tranquila no sul de Israel desde a retirada da Faixa de Gaza em 2005. Conforme explicou o chefe do comando sul, Nimrod Aloni, uma das causas para essa eficácia seria uma mudança de estratégia. Durante os onze dias do conflito, o exército não esperou até aparecerem terroristas na cerca da fronteira, mas as agressões foram sufocadas na origem. No segundo dia, o exército bombardeou dois túneis terroristas quando combatentes de elite do Hamas estavam a caminho de uma agressão a Israel. As saídas dos túneis ficavam próximas à cerca da fronteira. Com isso, o Hamas teria levado uma lição. Na opinião dos militares, o grupo futuramente poderia, no máximo, tentar um ataque-surpresa. Os mísseis disparados contra Jerusalém que desencadearam o mais recente conflito de Gaza haviam sido anunciados pelo grupo terrorista. Assim, o exército ainda pôde se preparar para isso. No futuro, porém, o Hamas não começará mais por meio de um ataque com mísseis, mas por meio de ofensivas em terra – possivelmente passando pelos túneis terroristas ou com armas antitanques.

Uma outra razão para a relativa calma teriam sido as melhorias das barreiras na fronteira. O exército concluiu o muro subterrâneo somente em dezembro[1]. Além disso, uma cerca metálica de seis metros de altura, junto com uma série de sensores, proporciona defesa contra infiltrações. Consta que já nos últimos quatro anos nenhuma tentativa de infiltração escapou ao exército. Com isso, não se permitiu mais o acesso de unidades do exército sem proteção ou de civis a locais que seriam alvos fáceis para as armas antianque da Faixa de Gaza. No ano passado, um soldado foi morto num ataque desse tipo. No total, porém, houve poucos ataques com essas armas, pois Israel revidou aos ataques dos respectivos autores.

Nota

  1. “Unterirdische Mauer fertiggestellt”, Israelnetz, 8 dez. 2021. Disponível em: https://www.israelnetz.com/unterirdische-mauer-fertiggestellt/.

israelnetz.com

sumário Revista Chamada Setembro 2022

Confira