Norbert Lieth

Prezados Amigos

Recentemente estive hospedado num local onde havia o seguinte provérbio pendurado na parede: “Se você perdeu a coragem, simplesmente continue sozinho”.

Eu estava bem na frente dele, pensando sobre o texto e balançando a cabeça em descrença. “O que é isso?”, perguntei-me. “Qual é a ajuda aqui? Se já não tenho mais coragem, devo então continuar caminhando sozinho, desanimado? Onde e como isso vai acabar? Qual é o incentivo aqui?” Peço desculpas, mas achei aquilo uma estupidez.

Isso é o que um mundo sem Deus tem a oferecer. Provérbios vazios. Eles jogam uma boia salva-vidas de açúcar – suas palavras soam doces – que se dissolve no mar da necessidade. Quão diferente é a ajuda que Deus nos oferece! Ele não nos deixa afogar desamparados, chamando-nos com ditados piedosos. Não, ele é diferente. Ele nos estende sua mão onipotente: “Porque eu, o Senhor, seu Deus, o tomo pela mão direita e lhe digo: ‘Não tenha medo, pois eu o ajudarei’” (Is 41.13). Ninguém precisa continuar sozinho; Deus vai junto.

Sua ajuda tem nome. Trata-se de Jesus Cristo. Em sua pessoa ele é o fiador da salvação divina. Por meio dele somos conquistados. Por meio dele somos eternamente mantidos firmes. Em sua pessoa são realizadas as promessas mais preciosas, que nos pertencem inabalavelmente. Com Jesus posso começar algo. Não é uma promessa vazia, nem uma vaga esperança, nem uma bolha de sabão, mas a realidade suprema. Jesus é a mão estendida de Deus que eu posso agarrar. Com ele posso caminhar. Jesus é o consolo de Deus para todas as situações da vida. Jesus é a garantia da salvação. Ele é a salvação e restauração para tudo o que está perdido. O encorajamento para todos os desanimados. Ele é aquele que se move em nosso coração, habita em nós e permanece sempre conosco. Em todos os momentos difíceis e desanimados, sei que estou seguro em sua mão.

Sua ajuda é para todos. Está escrito: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13). Outro versículo nos informa que Deus não deseja que ninguém pereça (2Pe 3.9). Contudo, não está escrito apenas o que Deus não quer, mas também o que ele quer – ele “deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4). A Palavra acrescenta que Deus não está longe de cada um de nós (At 17.27). Ele é acessível a todos. Ninguém precisa pensar que é muito ruim, muito “desviado”, que está muito longe de Deus. Jesus Cristo morreu por todas as pessoas e ressuscitou dos mortos para todas as pessoas, a fim de salvar todos aqueles que invocarem seu nome.

Sua ajuda vale para sempre. Quando a coragem lhe faltar, o Senhor não o abandona; ele permanece ao seu lado e caminha com você. Sua Palavra nos encoraja a olhar para ele. Se caímos e nos mostramos com fé fraca, a Bíblia nos encoraja em inúmeros lugares a nos erguermos novamente e seguirmos em frente pela fé. O Senhor não nos deixa sozinhos em nosso desânimo – por causa de nossos fracassos ou dos fracassos dos outros.

Quando todas as tentativas de salvar o navio em alto-mar falharam e a tribulação precisou reconhecer que todas as esperanças de resgate acabaram, Deus encorajou por meio de um anjo o apóstolo Paulo, e este por sua vez a tripulação inteira. Ele disse: “Mas agora aconselho que tenham coragem, porque nenhuma vida se perderá, mas somente o navio. Portanto, senhores, tenham coragem! Pois eu confio em Deus que tudo vai acontecer conforme me foi dito” (At 27.22,25).

A coragem não está em trilhar o caminho sozinho. Não está nas promessas infundadas de um mundo incrédulo. Ela está nas promessas de Deus e em nossa confiança de que a sua Palavra permanece válida e nos levará ao alvo.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Agosto 2022

Confira