Medos que roubam o sono

Como lidar com medos e questões que muitas vezes me roubam o sono?

Resposta:

É comum algo externo nos afligir. Talvez por solidão, questões de saúde ou também medo do futuro. Infelizmente isso faz parte do nosso mundo degenerado e pertence à vida humana – é parte da condição de ser humano. Todavia, permanece a dúvida: como lidar com isso?

Uma coisa que podemos manter diante dos olhos a cada dia e hora é (Sl 16.7): somos filhos de Deus e com isso estamos do lado do Vencedor do Calvário (1Co 15.57). Ele pagou o preço por nós (Ef 1.7), ele nos inscreveu em suas mãos (Is 49.16), ele nunca nos largará e nos levará com segurança ao destino (Fp 1.6). Infelizmente, a nossa tendência natural é de nos deixarmos influenciar e determinar com excessiva rapidez e frequência pelas coisas deste mundo. Seja pelas revistas que lemos, os noticiários a que assistimos ou por outras informações que recebemos. Também as nossas próprios propensões contribuem junto com a educação e aquilo que nos marca, bem como o avanço da idade. Tudo isso pode desencadear preocupações e medos. Estejamos conscientes disso! E, ao nos conscientizarmos disso, é hora de procurarmos cada vez mais o Senhor. É levantar-se todo dia com o Senhor Jesus e percorrer o dia com ele. Vale a pena a atitude de renunciar conscientemente ao excesso de informações negativas da mídia. Já à noite também podemos ir dormir conscientemente com Jesus Cristo, tomando então tempo para descarregar diante do Senhor todas as nossas dúvidas, aflições e medos, entregando tudo a Jesus e abandonando aquilo com ele. Se então durante a noite essas questões insistirem em querer voltar, poderemos orar: “Obrigado, Senhor Jesus, que agora assumiste todas essas aflições, medos, questões e dúvidas e te encarregaste delas! Obrigado por eu não precisar mais me ocupar delas!”. Então será hora de começar conscientemente a dar graças a Jesus. Dar graças por sua redenção, dar graças por sua fidelidade, dar graças por ele simplesmente estar presente. Há tanto pelo que podemos agradecer! Vamos começar a preencher a nossa vida com gratidão!

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Julho 2022

Confira