Europol coordena campanha contra instruções de montagem de bombas na internet

No dia 1º de fevereiro realizou-se na sede da Europol um grande evento contra matérias terroristas na internet. A EU Internet Referral Unit (EU IRU) no Centro Europeu de Combate ao Terrorismo (ECTC) da Europol coordenou a iniciativa, da qual participaram unidades especializadas de combate ao terrorismo da França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido.

As atividades visaram artigos online sobre matérias-primas químicas para explosivos divulgadas por organizações de apoio a terroristas, dentre as quais redes jihadistas e de orientação tanto da direita quanto da esquerda.

O evento resultou na avaliação de 563 matérias de 106 sites e plataformas a fim de alertar fornecedores de serviços online para que estes as examinassem e eliminassem voluntariamente com base em suas condições comerciais.

As matérias incluem manuais e instruções que, entre outras coisas, explicavam como manufaturar bombas recorrendo a matérias-primas e como preparar e executar atentados terroristas.

Segundo um comunicado da Europol, essa iniciativa foi parte de uma série de iniciativas conjuntas semelhantes ocorridas no passado e que também no futuro serão organizadas com frequência.

audiatur-online.ch

sumário Revista Chamada Junho 2022

Confira