Norbert Lieth

Norbert Lieth

Para a maioria das pessoas parece estar claro que vivemos tempos maus. As expectativas são turvas, os prognósticos são negativos, os políticos estão desorientados, as igrejas carecem de mensagem e cada vez mais pessoas se sentem perdidas. Falta a visão positiva do futuro, e é exatamente isso o que a Bíblia nos oferece.

É certo que os tempos do fim também serão atribulados, passando por juízos, mas a motivação dos juízos de Deus é sempre a restauração. São medidas educativas. Para Deus o que importa não é a destruição, mas o estabelecimento de algo novo.

Virá o dia em que todos os reinos deste mundo serão entregues a Jesus (Sl 2; Ap 12.10). Satanás, o atual dominador do cosmos, será preso e excluído. Deus diz: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21.5). São sete as coisas que Deus renovará: 1. um novo céu (Ap 21.1); 2. uma nova terra (Ap 21.1); 3. uma nova cidade (Ap 21.2,9-23); 4. novas nações (Ap 21.24-27); 5. um novo rio (Ap 22.1); 6. uma nova árvore (Ap 22.2); 7. um novo trono (Ap 22.3-5).

Como igreja de Jesus, temos a justificada esperança de sermos levados ao céu antes dessas novas coisas, de onde aguardamos o nosso Senhor Jesus Cristo como Salvador (Fp 3.20). Vivemos na expectativa de sermos unidos como corpo com Cristo, a cabeça (Ef 1.22), para depois sermos revelados com ele (Cl 3.4). Portanto, o futuro é tudo menos tenebroso, e nós somos orientados a dirigir o nosso olhar e a nossa vida para o Senhor e a sua volta em breve.

Como obra missionária, queremos manter o foco nesse maravilhoso futuro, orientando como colaboradores nossa vida nessa direção, anunciando aos homens essa mensagem, embutida em todo o contexto da Bíblia. Minha esposa e eu fomos uma vez conduzidos à conversão por esse testemunho sobre a volta de Jesus.

Alguém já disse que “se você estiver com a água pelo pescoço, será muito importante não deixar a cabeça pender” – e o nosso Senhor Jesus não disse que teríamos de ficar de cabeça baixa, deprimidos quanto aos tempos finais e seus eventos, mas nos chama a elevar a cabeça para esperar a salvação por ocasião do seu retorno (Lc 21.28; 1Pe 1.19).

Nosso mundo não foi abandonado à autodestruição nem às influências ambientais, e também não às manobras de sua sociedade ímpia. Nosso mundo foi criado por Jesus Cristo e ele sustenta todas as coisas pelo poder da sua palavra (Hb 1.2-3). “Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24.1).

Este mundo pertence a Deus e ele o conduzirá ao seu objetivo. E isso deve ser anunciado! Visamos o futuro, então ergamos a cabeça. Siga em frente de cabeça erguida, com o olhar fixo no Autor e Consumador da fé (Hb 12.2)!

Vamos juntos? Sempre com foco no futuro!

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Junho 2022

Confira