Israel Acusado de “Apartheid”

Os EUA e a Alemanha rejeitaram o novo relatório da Amnesty International sobre “apartheid” em Israel. Os palestinos, por sua vez, aplaudem.

Com seu novo relatório[1] sobre o “Apartheid de Israel contra os palestinos”, a organização de direitos humanos Amnesty International enfrenta críticas nos EUA. O embaixador americano em Israel, Tom Nides, classificou a acusação de “apartheid” como “absurda”. “Essa não é a linguagem que adotamos nem adotaremos”, escreveu ele no Twitter.

Manifestantes carregam cartaz da Amnesty International.Manifestantes carregam cartaz da Amnesty International.

Ned Price, porta-voz do ministério do exterior americano, comunicou diante de jornalistas que, por princípio, os Estados Unidos não comentam relatórios de terceiros, mas que rejeitam o ponto de vista de que as ações de Israel representem apartheid. “Não se pode negar ao único Estado judeu no mundo o direito à autodefesa”, completou ele, segundo o jornal online Times of Israel.

Além disso, o título do relatório, “Apartheid de Israel contra os palestinos: um sistema cruel de domínio e um crime contra a humanidade”, não é apenas uma mentira evidente e insustentável, como também uma ofensa aos sul-africanos negros que sofreram horrores sob um sistema autêntico de apartheid.

Já antes da publicação, o ministro do exterior israelense, Yair Lapid, rejeitou o relatório como “falso, preconceituoso e antissemita”. Com ele a Amnesty International ameaçaria a segurança dos judeus em todo o mundo. Ele requereu da organização que não publique o relatório, que “lança mão de padrões dúbios e de demonização para deslegitimar Israel”. “Estes são exatamente os componentes que perfazem o moderno antissemitismo”, disse Lapid.

Elogios da ANP

Por outro lado, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) elogiou o relatório. Seu ministério do exterior declarou: “A Amnesty International une-se a uma longa lista de destacadas organizações de direitos humanos palestinas, israelenses e internacionais ao descrever a ocupação colonial de Israel como aquilo que ela é: um sistema institucionalizado de opressão e predomínio contra o povo palestino”. Esse sistema pretenderia “legitimar sua expansão colonial de assentamentos, negar ao povo palestino seu irrenunciável direito à autodeterminação e extinguir a história, o presente e o futuro palestinos em sua pátria”.

Segundo a página noticiosa WAFA, os palestinos continuariam a exercer seu legítimo direito de resistir a todas as formas de “ocupação, colonização, desumanização, racismo e apartheid”. Isso durará até se efetivarem seus “direitos a autodeterminação, retorno, liberdade e independência”.

Crítica do governo alemão

Por sua vez, o ministério do exterior alemão em Berlim anunciou sua rejeição à acusação de “apartheid”. Tendo em vista o preocupante aumento do antissemitismo na Europa, todo aquele que se dedica aos direitos humanos assume a responsabilidade de “não o promover involuntariamente”, conforme o serviço de imprensa evangélico Evangelischer Pressedienst, citando um porta-voz do ministério. “Rejeitamos conceitos como apartheid e também um foco unilateral de crítica a Israel.” Isso não contribuiria para uma solução do conflito no Oriente Próximo.

O porta-voz designou a acusação de se terem cometido crimes de apartheid como muito grave e abrangente. O Ministério Alemão das Relações Exteriores considera contraproducente a aplicação desse conceito. A Alemanha estaria observando a situação dos direitos humanos.

Segundo o Conselho Central dos Judeus, o relatório prejudica credibilidade

Josef Schuster, presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha.Josef Schuster, presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha.

O Conselho Central dos judeus na Alemanha foi severamente crítico, falando em “demonização e deslegitimação de Israel”. Por isso, requer da seção alemã da Amnesty International que “se distancie de maneira pública e inequívoca desse relatório antissemita”.[2] Quem exige nas redes sociais “nunca mais” no dia da memória do Holocausto, não poderia “uma semana depois sustentar com seu nome um relatório antissemita. Com isso, a Amnesty International solapa sua própria credibilidade”.

Josef Schuster, o presidente do Conselho Central, completa: “Considero negligente publicar um relatório como esse, inclusive porque atiçará ainda mais o antissemitismo relativo a Israel já disseminado na Europa. Na Alemanha, alunos judeus são particularmente expostos a tais hostilidades”.

Especialista em islamismo critica a acusação de apartheid da Amnesty

Também o psicólogo e especialista em islamismo Ahmad Mansour criticou a acusação da Amnesty International de que Israel teria criado um sistema da apartheid contra o povo palestino. A realidade em Israel, Gaza e na Cisjordânia “é bem mais complexa do que os autores desse relatório parecem conseguir imaginar”, escreve Mansour em uma coluna no jornal Welt. Acusar Israel de apartheid, seria “simplesmente errado em termos históricos e factuais”.

Ahmad Mansour, árabe israelense. Psicólogo e especialista em islamismo.Ahmad Mansour, árabe israelense. Psicólogo e especialista em islamismo.

O Israel atual consta ser um tanto irritante: “Trata-se de um país de grande vitalidade e autoconsciente, que se fortalece para preservar sua existência e que luta proativamente por seus direitos, inclusive militarmente”. Isso não se enquadraria na narrativa vitimista. “Como a autopreservação de Israel é provocadora, a vida diária judia autoconsciente é provocadora, parece-me que os europeus se sentem atraídos aos inimigos de Israel no mundo árabe”.

Esse “magnetismo antissemita” cumularia na “grotesca frase de que os israelenses seriam ‘os novos nazistas’”. Apresentar Israel como nação agressiva é constrangedor e fornece munição à direita e aos antissemitas, critica Mansour. “É preciso confrontar decididamente tais narrativas equivocadas.” Ahmad Mansour, nascido em 1976 como filho de israelenses árabes, vive desde 2004 na Alemanha. É psicólogo diplomado, fundador da Iniciativa Mansour de Promoção da Democracia e Prevenção do Extremismo, bem como co-fundador do Fórum Muçulmano na Alemanha.

Publicado com autorização
de israelnetz.com e audiatur.ch.

 

Notas

  1. “Israel’s Apartheid Against Palestinians: A Look into Decades of Oppression and Domination”, Amnesty International. Disponível em: https://www.amnesty.org/en/latest/campaigns/2022/02/israels-system-of-apartheid/.
  2. “Presseerklärung zum Israel-Bericht von Amnesty International”, Zentralrat der Juden, 01 fev. 2022. Disponível em: https://www.zentralratderjuden.de/aktuelle-meldung/artikel/news/presseerklaerung-zum-israel-bericht-von-amnesty-international/.
sumário Revista Chamada Maio 2022

Confira