O relógio do maçarico

O relógio do maçarico

Uma equipe da Universidade Christian Albrecht (CAU), de Kiel, na Alemanha, pesquisou o comportamento de movimentação dos pássaros “maçaricos”, da zona litorânea alemã. O resultado: O voo de saída e o de retorno ocorrem na mesma época, a cada ano. O maçarico é uma das aves mais marcantes da região costeira. Em torno de 40% da população europeia vive na área costeira entre a Dinamarca e a Holanda. Em abril e maio, as aves voam por dois meses para a área de reprodução para gerar a descendência. Durante muito tempo sabia-se quase nada sobre o comportamento, as rotas de voo e o destino das aves. Acreditava-se que elas voavam para a Escandinávia para a sua reprodução.

Uma equipe do “Centro Tecnológico e de Pesquisas da Costa Oeste” da CAU, durante os anos de 2014 e 2020, conseguiu adaptar transmissores de GPS em 23 aves. Os estudos mostraram que quase todos os maçaricos pesquisados voaram cerca de quatro mil quilômetros até a Rússia ocidental, onde utilizavam principalmente zonas pantanosas e planícies verdes para chocar seus ovos.

As datas de partida dos voos variavam no máximo três dias. Causou grande admiração aos pesquisadores que as aves não davam importância às condições climáticas. Em condições favoráveis e com ventos de cauda, elas voavam em alturas relativamente baixas, ao passo que, com vento contrário, subiam até quatro quilômetros para aproveitar as correntes aéreas. Temos assim um impressionante exemplo da existência de um relógio interno que é dirigido pelo programa genético das aves e que funciona independentemente das condições externas de vento e de clima.

factum-magazin.ch

 

sumário Revista Chamada Abril 2022

Confira