Herodes e os Macabeus

O que ocorreu para que Herodes tomasse o poder dos Macabeus depois das grandes realizações destes, trazendo independência ao país por cerca de oitenta anos?

Graças aos seus feitos passados, os Macabeus gozavam de ampla estima entre o povo. Hircano, porém, o último rei da dinastia dos Macabeus, não era bem competente para assumir o reinado. Por isso, Aristóbulo, seu irmão mais jovem e dinâmico, queria tornar-se rei. Inicialmente, Hircano concordou com o acerto de que ele próprio se tornasse sumo sacerdote e seu irmão Aristóbulo assumisse o reinado. Seus amigos, porém, principalmente seu amigo íntimo Antípatro, incitaram-no a não aceitar esse acordo. Isso resultou em lutas pelo poder e, finalmente, em longas guerras por hereditariedade. Aristóbulo aliou-se aos partos, e Hircano, aos romanos. Os romanos só esperavam essa oportunidade para expandirem seu poder e sua influência no Oriente e enviaram, em 63 a.C., o general Pompeu com suas tropas a Jerusalém, que deportaram Aristóbulo e sua família como prisioneiros para Roma, instituindo Hircano em seu lugar. Agora, porém, não mais como rei, mas na posição inferior de etnarca, porque passou a ter autoridade apenas sobre a Judeia. Todas as outras regiões que seus antepassados haviam conquistado foram separadas e não faziam mais parte do seu território. Com esse desdobramento, a terra de Israel e, assim, também a Judeia, ficaram sujeitas à soberania e dependência romana.

Como, porém, o governo realmente não era a vocação de Hircano, ele instituiu como regente seu amigo íntimo e aliado, o idumeu Antípatro, pai de Herodes.

Antípatro soube cultivar boas relações com os romanos e levar seus filhos para posições vantajosas, com destaque para Herodes, que já na juventude se revelara como muito competente. Quando então, por volta do ano 40 a.C., Aristóbulo – o irmão de Hircano – e seus filhos conseguiram fugir de Roma, eles reuniram um exército dentre os seus adeptos na terra para tentar pelas armas e com ajuda dos partos reconquistar o poder e expulsar os romanos. Nessas lutas, Herodes teve novamente muito sucesso e praticamente salvou a vida de Hircano. Por isso, Roma e especialmente Hircano ficaram extremamente gratos a Herodes, e Hircano prometeu-lhe sua bela neta Mariana como esposa. Com isso, Herodes ingressaria na família real e ganharia fama e influência. Entretanto, durante os combates, o pai de Herodes e seu irmão Fasael perderam a vida.

Herodes é nomeado rei pelos romanos

Herodes passou então a contar com o pior e a preparar secretamente sua fuga de Jerusalém. Levou sua família para um lugar seguro em Massada e foi até Roma, passando pelo Egito. Ali então, foi nomeado rei da Judeia pelo senado, com apoio do seu amigo Antônio, que também acabou convencendo Otaviano. Em Israel, porém, Antígono, um dos dois filhos de Aristóbulo, o irmão de Hircano, se armou para a guerra. Portanto, Herodes ainda teve de conquistar o seu reino. Sem apoio das tropas romanas, ele não poderia arriscar a tomada de Jerusalém. Enquanto estas não chegavam, ele subjugou a Galileia e a Samaria. Finalmente, no verão de 38 a.C., Antônio chegou ao Oriente e destacou duas legiões para dar apoio a Herodes, e no inverno de 38/37 ele preparou a conquista de Jerusalém.

Ilutração de Herodes, o Grande, imagem de commons.wikimedia.orgIlutração de Herodes, o Grande, imagem de commons.wikimedia.org

Chegando a primavera, durante os preparativos para o cerco de Jerusalém, Herodes casou-se com Mariana, de quem já era noivo havia cinco anos, esperando tornar-se mais aceitável para os judeus mediante o ingresso por casamento na família dos Macabeus ou Hasmoneus, como também era chamada. Mesmo assim, porém, a guerra de conquista foi inevitável. Foram mais de três meses de furiosos combates, durante os quais Herodes até teve de pedir ao general romano Sósio que retivesse as tropas para que o templo e a cidade não fossem completamente devastados. Afinal, ele não queria tornar-se rei de um monte de ruínas.

Antígono foi preso e levado até Antônio, para mais tarde ser executado. Com isso terminou a dinastia dos Hasmoneus. No verão de 37 a.C., Herodes subiu a esse ensanguentado trono.

Os conflitos entre a família de Herodes e dos Hasmoneus

A partir daí, Herodes pensou que todos os problemas tivessem ficado para trás. Inicialmente de fato parecia assim, mas as sombras do passado o alcançaram.

Tradicionalmente, os Hasmoneus também eram sumos sacerdotes, o que Herodes quis contornar por meio da nomeação de um descendente da ex-família sumo sacerdotal da casa de Zadoque. Mas a indignação na família dos Hasmoneus foi grande. Quando então também sua esposa Mariana não lhe deu sossego com isso, ele nomeou como sumo sacerdote o jovem Aristóbulo, irmão de Mariana. Quando este então exerceu pela primeira vez o seu cargo com a idade de vinte anos, o povo o aclamou. Herodes farejou perigo.

Depois dos feriados de outono, toda a grande família fora convidada para o palácio de Alexandra, a mãe de Mariana, em Jericó. Ali, Herodes e seus amigos animaram Aristóbulo a beber. Quando este ficou embriagado, Herodes o levou em um passeio até a grande piscina do local. Ali já havia amigos de Herodes nadando, e eles convidaram Aristóbulo a lhes fazer companhia. Como era de se esperar, o ébrio se afogou nessa ocasião. Tudo deveria parecer um acidente. Não está claro se os outros contribuíram para isso ou se só assistiram inertes. Alexandra, sua mãe, porém, suspeitou de algo e escreveu à sua boa amiga Cleópatra no Egito, ligada a Antônio, o comandante romano e protetor de Herodes. Herodes foi intimado, mas, graças à sua habilidade convincente e com ajuda dos presentes necessários, ele conseguiu se safar da situação. A partir daí, porém, o relacionamento entre Herodes e Mariana e entre as duas famílias ficou prejudicado. Acusações mútuas amargaram a vida de Herodes, embora por enquanto ainda defendesse sua mulher, que estimava muito.

Problemas com Roma

Além dos seus problemas domésticos, surgiram também aborrecimentos da parte de Roma. O imperador Otaviano entregou a Antônio sua irmã Otávia como esposa a fim de fortalecer por meio de laços familiares a aliança entre os dois maiorais de Roma. Em seguida, porém, Antônio quis divorciar-se dela para se casar com Cleópatra, o que foi uma ofensa para Otaviano. Tudo acabou em guerra, que Otaviano venceu na batalha naval de Ácio, terminando com o suicídio de Antônio e Cleópatra.

César Otaviano Augusto,
primeiro imperador romano.César Otaviano Augusto, primeiro imperador romano.

Herodes precisou então reorientar-se novamente. Ele tinha apostado tudo em Antônio. Como poderia conquistar a confiança de Otaviano? Antes de tudo, ele teria de acertar as contas em casa. Só havia um que poderia se tornar efetivamente perigoso para ele: o velho Hircano. Embora este não estivesse mais em busca de poder, sua filha Alexandra o pressionou a fazer valer seu direito ao trono a fim de vingar em Herodes a morte do seu jovem filho.

Portanto, Herodes mandou executar Hircano, alegando traição. Com isso ele pôde dedicar-se ao imperador depois de ter providenciado que ninguém mais o ameaçasse em casa enquanto viajava para Rodes para um encontro com Otaviano. Além disso, ele estava tão obcecado por sua esposa Mariana que a ideia de que ela pudesse tornar-se mulher de outra pessoa caso ele não voltasse era insuportável para ele. Por isso, deu ordens secretas para que fosse morta caso ele não voltasse.

Para o encontro, Herodes levou muito dinheiro como presente. Antes do encontro, ele depôs sua coroa. Naquele diálogo, ele não se desculpou por ter apoiado Antônio, mas falou de sua dedicação ao seu ex-patrocinador e pediu por oportunidade de poder comprovar a mesma fiel amizade também a Otaviano. O novo senhor do mundo se impressionou com a franqueza de Herodes e lhe devolveu a coroa. Mais uma vez, Herodes prevaleceu por sua esperteza.

Grandes problemas em casa

Feliz, Herodes voltou para casa para contar à sua esposa como tudo havia corrido bem. Ela, porém, o recebeu friamente e levantou pesadas acusações contra ele porque tinha ouvido a respeito da ordem secreta que ele emitira contra ela. Seu amor se converteu em ódio. Grande parte disso era devida às intrigas das mulheres das duas famílias, que conspiraram para acusar Mariana de adultério. As acusações foram tão pesadas que Herodes acabou acreditando nelas e finalmente fez sua mulher ser condenada à morte e executada.

O novo senhor do mundo se impressionou com a franqueza de Herodes e lhe devolveu a coroa. Mais uma vez, Herodes prevaleceu por sua esperteza.

Posteriormente, porém, sua consciência passou a acusá-lo e ele começou a beber muito. Com ele abatido, sua sogra Alexandra tentou apoderar-se de Jerusalém. Agora ele não precisava mais ter consideração com Mariana e deu ordens para matar sua sogra. Esses eventos brutalizaram Herodes cada vez mais. A partir daí, sua regência se tornou cada vez mais dura.

As intrigas, porém, prosseguiram e, como resultado, mais tarde ele chegou a mandar executar até três dos seus filhos, que inicialmente havia designado como seus sucessores.

Até pouco antes da sua morte, ele alterou várias vezes o seu testamento quanto aos seus sucessores. O receio de que alguém outro que não fosse seu descendente pudesse herdar o reino acompanhou-o até a morte. Nessa vida trágica de Herodes encaixa-se perfeitamente o episódio do massacre dos meninos em Belém. Tudo indica que a ideia de que alguém que não fosse seu descendente pudesse tornar-se rei da Judeia lhe parecia insuportável.

Fredi Winkler é guia turístico em Israel e dirige, junto com a esposa, o Hotel Beth-Shalom, em Haifa, que é vinculado à missão da Chamada.

sumário Revista Chamada Abril 2022

Confira