Solidariedade internacional com os palestinos

Solidariedade internacional com os palestinos

A cada ano, no aniversário do plano de divisão da ONU em 1947, as Nações Unidas celebram um dia internacional de solidariedade com o povo palestino. Nessa ocasião, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, queixou-se das “persistentes violações dos direitos da população palestina”. Esse posicionamento de Guterres foi lido em um evento especial da ONU por ocasião daquele dia. Nele, o secretário-geral declara que “a situação da região palestina ocupada continua representando um considerável desafio à paz mundial e a segurança internacional”. Também numerosos chefes de estado e de governo enviaram mensagens de solidariedade. Na página de internet das Nações Unidas[1] encontram-se principalmente mensagens de países com deficiência democrática ou que até oscilam entre autocracia e manifesta ditadura. Assim, por exemplo, o presidente chinês e secretário-geral do partido comunista, Xi Jinping, o premiê indiano Narendra Modi, o presidente iraniano Ebrahim Raisi e, evidentemente, o presidente da Autoridade Autônoma Palestina, Mahmoud Abbas. Também da Alemanha se ouviram vozes isoladas de solidariedade, mas justamente o pronunciamento da porta-voz do antirracismo, Katja Heyn, que se queixa de que diariamente os palestinos estariam expostos a “violência, prisões arbitrárias e mesmo violações dos direitos humanos”, constitui uma declaração particularmente incisiva. Infelizmente, pouco resolve que todos os anos Israel insista em protestar contra tais acusações. O embaixador na ONU, Gilad Erdan, destacou que os árabes rejeitaram o plano de divisão de 1947: “A ONU se atreve a promover um evento de solidariedade em favor dos palestinos justamente naquela data em que eles mesmos se decidiram em favor da violência”. Erdan também criticou que o destino dos judeus expulsos dos países árabes[2] no contexto da fundação do Estado de Israel tenha sido “completamente ignorado” pela ONU.

 

Notas

  1. “Observance at the United Nations Headquarters in New York – 29 November 2021”, United Nations, 29 nov. 2021. Disponível em: https://www.un.org/unispal/2021-solidarity-day/.
  2. Carmen Shamsianpur, “Gedenktag an die Vertreibung der Juden aus arabischen Ländern”, Israelnetz, 30 nov. 2021. Disponível em: https://www.israelnetz.com/gesellschaft-kultur/gesellschaft/2021/11/30/gedenktag-an-die-vertreibung-der-juden-aus-arabischen-laendern/.
sumário Revista Chamada Fevereiro 2022

Confira