Haifa, fevereiro 2022

Israel orgulha-se constantemente por ser a única real democracia no Oriente Próximo. Por trás desse pensamento, contudo, está a noção de que a democracia é a forma de governo ideal. O termo vem dos antigos gregos, conhecidos por serem o primeiro povo a praticá-la. Mas somente os homens acima dos vinte anos e que serviam no exército possuíam na época o direito de votar. A democracia, da forma como ela é vista atualmente, necessitou de um longo processo para se desenvolver. As mulheres foram mantidas fora do direito ao voto até a modernidade. E mesmo com a democracia moderna, muitos países são dificilmente governáveis. Por que isso?

Vivemos hoje no mundo inteiro uma liberalização, na qual se acredita que tudo que o homem moderno enxerga como bom deve ser permitido. Mas como está escrito na Bíblia? Foi o próprio Deus que entregou as leis, mandamentos e ordens. Elas aplicavam-se igualmente a todos. Elas não eram modificadas ou adaptadas a um novo tempo.

Uma democracia, contudo, possui órgãos de controle. Mas quem está acima desses órgãos?

Na Bíblia também há uma autoridade superior, a saber, os profetas, que não foram instituídos por homens. Moisés foi chamado pelo próprio Deus. Ele não se responsabilizava a ninguém senão Deus. O profeta Natã foi enviado ao rei Davi a fim de repreendê-lo pelo seu pecado com Bate-Seba. Assim como é feito atualmente, Davi poderia ter dito: “Isso é um assunto privado”. 

A democracia só pode funcionar se um povo se submeter às justas exigências de Deus. Mas hoje vemos um desenvolvimento em que os valores superiores da Bíblia não são mais o critério, mas o que a maioria dos parlamentos decide.

Nós vemos um desenvolvimento global democraticamente conduzido, em que os valores bíblicos e morais estão sendo descartados e jogados ao mar como desatualizados – não mais “de acordo com os tempos”. Dificilmente alguém se atreve a falar algo contrário por medo de ser enquadrado como algo assustador ou, na pior das hipóteses, ser levado à justiça. Não preciso ser específico, pois qualquer leitor entenderá do que estou falando.

É provável que seja a louvada democracia que está levando o mundo à ruína, porque hoje se decidiu democraticamente que os valores bíblicos não estão mais atualizados. Faz-se leis ditadas pelo espírito do nosso tempo. Se a democracia não reconhece mais a Bíblia como sua constituição real, as coisas só podem piorar, mesmo que tudo pareça ótimo à primeira vista.

O ofício mais difícil na Bíblia é sem dúvida o ofício do profeta, que tinha a tarefa de transmitir a vontade e as verdades de Deus ao povo. Em Êxodo 17.4, Moisés clama ao Senhor e diz: “Que farei com este povo? Daqui a pouco vão me apedrejar”. Se a decisão fosse democrática, os israelitas teriam retornado ao Egito.

O que muitos acreditam ser uma democracia exemplar em Israel também atingiu seus limites. Mas o fato de a Bíblia dizer que “n[ão] dorme o guarda de Israel” (Sl 121.4) nos permite, apesar de tudo, olhar para o futuro com confiança.

Com esta gloriosa confiança, saúdo-vos com Shalom. Vosso, Fredi Winkler.

Fredi Winkler é guia turístico em Israel e dirige, junto com a esposa, o Hotel Beth-Shalom, em Haifa, que é vinculado à missão da Chamada.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2022

Confira