Ellen Steiger Ellen Steiger

A Bíblia é o livro mais impresso, vendido e amplamente distribuído da história. O acesso a ela nunca foi tão fácil. Mas isso nem sempre foi assim. Até a Idade Média, apenas poucos eruditos e monges tinham o privilégio de estudar as Escrituras. Foi somente no século XVI que homens como Martinho Lutero buscaram tornar a mensagem salvadora do evangelho acessível a todos. Na verdade, houve uma grande demanda por Bíblias durante e após a Reforma Protestante, embora estas fossem inicialmente muito caras. Há testemunhos impressionantes do que as pessoas fizeram para ter uma Bíblia, como o de Mary Jones,[1] que viveu no País de Gales no final do século XVIII. Durante seis anos, essa menina trabalhou e economizou cada centavo para comprar uma Bíblia em galês. Quando juntou o dinheiro, ela andou descalço (para não gastar os sapatos) por 40 quilômetros até uma paróquia para finalmente conseguir comprar o livro. Seis anos de trabalho, 40 quilômetros de caminhada descalça! Mary é apenas um exemplo de como as pessoas estavam dispostas a fazer grandes sacrifícios para ter acesso à palavra viva de Deus.

Hoje, algumas décadas depois, há Bíblias em abundância no mundo ocidental. Uma grande variedade de traduções também é oferecida. Elas estão disponíveis no prático formato de bolso com fonte extragrande, ou, bem sofisticadas, com bordas douradas; em formato eletrônico ou como audiolivro. Muitas famílias têm uma Bíblia. Porém... ela é raramente lida! Trata-se de algo muito triste, pois a Palavra de Deus é um tesouro precioso. Pérolas inestimáveis de conhecimento e verdades divinas estão escondidas nela.

A Bíblia é a carta de amor de Deus para nós, humanos (leia o artigo de capa). E esta carta de amor divino foi revelada de forma extraordinária com o nascimento de Jesus no Natal! Na forma de um bebê indefeso, Deus veio até nós, humanos. Jesus Cristo cresceu e viveu entre nós, sofreu e alegrou-se conosco, nos advertiu, nos confortou. Ele nos demonstrou a grandeza, o poder e a sabedoria de Deus – seu Pai – através da sua própria vida; nos explicou o plano (amoroso) de Deus para a salvação da humanidade perdida que, mais tarde, iria lhe custar a vida numa sexta-feira; e, sobretudo, nos mostrou o grande futuro que ainda nos espera – a glória eterna!

Queremos nos lembrar disso nesses dias pré-natalinos. E não esquecer de estudar a Palavra de Deus, que hoje é tão fácil de conseguir, e assim entrar em uma relação de amor com Deus. Para que um dia, como noiva de Jesus Cristo, possamos experimentar e proclamar o que está escrito em João 6.68-69: “Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus”.

Além de uma boa leitura também nesta edição, a equipe da Chamada deseja-lhe um Feliz Natal!

Nota

  1. “MARY JONES - A garota galesa que caminhou 40km para comprar uma bíblia”, ICEB, s. d. Disponível em: https://www.igrejacristaevangelica.com.br/post/mary-jones-a-garota-galesa-que-caminhou-40km-para-comprar-uma-b%C3%ADblia.
sumário Revista Chamada Dezembro 2021

Confira