Alarme nuclear do Irã

As intenções iranianas de enriquecer urânio para produzir uma bomba atômica são coerentes com as persistentes ameaças do regime dos aiatolás de querer erradicar o Estado judeu. Para muitos israelenses foi incompreensível ver que o novo presidente norte-americano, Joe Biden, pretende retomar as negociações com o Irã. Naftali Bennett, o novo primeiro-ministro israelense, recebeu em uma de suas primeiras reuniões uma insistente advertência das autoridades israelenses de segurança. Foi enfatizado que quase não há mais tempo para impedir que o Irã atinja seu objetivo nuclear. Nesse meio-tempo, até a Agência Internacional de Energia Atômica está soando o alarme.[1] Esse grêmio internacional não está preocupado apenas com os rasantes progressos do Irã, mas chegou à mesma conclusão que Israel já manifestou há muito tempo e que o restante do mundo prefere continuar ignorando: o Irã dedica-se integralmente para virar uma potência bélica atômica. Com o resultado da eleição para o novo presidente iraniano, a imprensa local divulgou que planos engavetados de um golpe militar contra o programa atômico iraniano, que vêm sendo continuamente atualizados, precisam sair do papel.

Nota

  1. Andrew England, “IAEA chief sounds alarm over Iran’s nuclear programme”, Financial Times, 26 mai. 2021. Disponível em: https://www.ft.com/content/ad04cf8f-1740-4022-9119-114b6bd66c4b.

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Outubro 2021

Confira