Israel, os EAU e a pesquisa hidrológica

A água é um tema de grande importância à seca região do Oriente Próximo. Os especialistas concordam consistentemente que esse recurso poderia inclusive causar alguma guerra futura. Por enquanto, porém, alguns países celebraram paz com Israel, dos quais não se esperaria tal passo com tanta rapidez. Não menos espetacular é que empresas de ambos os lados vêm tornando essa paz viva e próspera com base em uma estreita cooperação. Por exemplo, Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram recentemente um acordo para criar um instituto de pesquisa hidrológica no âmbito da sua cooperação estratégica e comercial. Duas empresas participam dele: a empresa insraelense Watergen, que desenvolveu um equipamento que extrai água potável limpa do ar, e a empresa Baynunah, sediada nos EAU e que se ocupa da ampla temática da segurança alimentar. Conforme se depreende de um boletim de imprensa da Universidade de Tel Aviv, as atividades dessas duas empresas convergirão nessa renomada instituição israelense de ensino superior.[1] Juntas, elas pesquisarão novas opções e aperfeiçoarão a tecnologia já desenvolvida até agora. O objetivo é um avanço na comercialização do equipamento da Watergen, capaz de produzir diariamente até seis mil litros de água potável mediante conexão a uma tomada elétrica comum. A respeito disso, o presidente da Watergen, dr. Michael Mirilashvili, disse: “A história nos ensina que muitos conflitos bélicos giraram em torno do controle de recursos. Hoje nos dedicamos exatamente ao oposto: trazemos paz por meio da cooperação em torno desse recurso vital que é a água”.

Nota

  1. “A Bridge to Clean Water”, Tel Aviv University, 2 jun. 2021. Disponível em: https://english.tau.ac.il/news/a_bridge_to_clean_water

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Outubro 2021

Confira