Norbert Lieth

Estes foram dias em que a irritação voltou a me dominar. Eu me debati com uns e outros pensamentos. Irritei-me no trânsito, com irmãos na fé, com toda essa situação do coronavírus e com a política. Em meio a toda essa situação, alguém me enviou via WhatsApp o seguinte versículo numa tradução contemporânea: “Não perca a calma: só os insensatos se aborrecem com tudo” (Ec 7.9). Acertou na mosca; minha consciência se agitou, mas ao mesmo tempo senti alívio. Por que me irritar? A irritação não passa de um sinal de debilidade e, além disso, faz mal à saúde. A irritação nos tira a tranquilidade e revela a insensatez.

Nós, cristãos, também nos irritamos com as circunstâncias dos nossos dias. Com isso arriscamos “desperdiçar” nossas forças, estabelecer prioridades erradas e fazer mau uso dos dons espirituais para fins errados. Com tudo isso não alcançamos praticamente nada. – Na verdade, sabemos o que é melhor, ou seja, que só o evangelho de Jesus transforma.

A correta compreensão a respeito do Senhor me acalma. O correto relacionamento com a Bíblia consola, fortalece e induz confiança. Faz bem saber que ele controla tudo. Dietrich Bonhoeffer expressou isso assim: “Ando desanimado, mas em ti tenho ajuda; estou intranquilo, mas em ti está a paz”.[1]

No mesmo dia reparei num outro versículo bíblico: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens” (Rm 14.17-18).

Justiça, paz e alegria no Espírito Santo são o exato oposto de irritação. Fica claro que servir a Cristo nessas condições permite avançar diante de Deus e dos homens. Isso nos destaca de uma condição humana normal. Não preciso deixar que me puxem para baixo se eu tiver uma sustentação firme em cima.

Convém concentrar-se no essencial; não lamentar com o mundo e entoar a mesma cantilena, mas servir ao próximo indicando-lhe Jesus, a justiça, a paz e a alegria que ele oferece.

Consta que uma pesquisa revelou que hoje as pessoas andam muito em busca de literatura encorajadora. Vamos tratar de aproveitar a oportunidade para isso. Nosso livreto Conheça Jesus acerta o alvo neste tempo em que tantos perdem o chão debaixo dos pés e se decepcionam com o próximo. O livro está traduzido em 16 idiomas e mostra que só em Jesus encontramos tranquilidade e segurança. Queremos animar as pessoas com a nossa revista e apontar para aquele que tudo controla, com quem tudo faz sentido.

Também queremos agradecer aqui a todos que nos têm animado, orado por nós e nos apoiado. Lembremos em tudo daquilo que Paulo escreveu à igreja: “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida...” (Fp 2.14-16).

Deus abençoe todos vocês!

 

Nota

  1. Christian Gremmels, Eberhard Bethge e Renate Bethge, eds., Widerstand und Ergebung, Dietrich Bonhoeffer Werke, vol. 8 (Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus, 1998), p. 204ss.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Julho 2021

Confira