O que é a expectativa da iminência?

O principal sentido da expressão “ser iminente” ou “expectativa da iminência” é de que algum evento importante ocorrerá em breve. Embora não precise ocorrer imediatamente ou com muita brevidade, trata-se do próximo item do programa e pode acontecer a qualquer momento. Se for algum evento maligno ou perigoso, diremos que ele “ameaça” ocorrer, justamente por se tratar de uma ameaça; porém, se for um evento esperançoso, aguardado com alegria, dizemos que acontecerá logo ou que está “às portas”. Entre os cristãos, essas expressões normalmente se referem à expectativa da vinda iminente do nosso Senhor, na qual ele recolherá para si a igreja no feliz e grandioso evento chamado de arrebatamento.

Em geral, a expressão “expectativa da iminência” implica as seguintes verdades sobre a vinda do nosso Senhor:

  1. Cada geração pôde alimentar esperança e experimentar desafios e bênçãos com base no retorno iminente de Cristo.
    Embora ninguém conheça o momento do retorno de Cristo, ele poderá vir a qualquer momento – até mesmo hoje. Essa esperança também faz parte da hinódia da igreja de Jesus. Há muitos hinos e cânticos sobre a volta de Cristo, como: “Cristo Jesus logo vai voltar / Vai voltar, vai voltar /Seu povo vem, sim, arrebatar / Jesus breve regressará!”. Semelhantemente, cantamos cheios de expectativa: “Jesus voltará! Ah, que voltasse ainda hoje!”. Em meio a provações e sofrimentos, a esperança do breve retorno de Cristo sempre oferece encorajamento.
  2. O arrebatamento é um evento sem sinais: ele ocorrerá sem prévio aviso e de forma amplamente inesperada. Trata-se do próximo evento no plano de salvação revelado por Deus e é apresentado na Bíblia de tal modo que cada geração pode alimentar esperança e experimentar desafios e bênçãos com vistas à sua vinda. Todos somos admoestados a permanecer vigilantes, mas ninguém consegue conhecer o dia ou a hora em que o noivo virá (Mt 25.13).
  3. Não há necessidade de ocorrer mais nenhum evento profetizado na Bíblia antes do arrebatamento; caso contrário, seria possível datar sua vinda. Quando o retorno de Cristo estiver iminente para a igreja, ele ocorrerá antes do período de tribulação com seus sinais e juízos claramente previstos. De acordo com a terminologia teológica, o arrebatamento precisa ocorrer antes da tribulação. Não aguardamos uma invasão da Terra Santa pela Rússia, uma aliança de outras nações do norte, a revelação do Anticristo e das suas pretensões ímpias ou da prevista batalha do Armagedom com seu violento poder destruidor. O que aguardamos é o retorno de Cristo vindo do céu para levar os seus à casa do Pai (Jo 14.1-3). A Bíblia também chama essa expectativa de “bendita esperança” (Tt 2.13).

Com isso, nosso discurso sobre o “iminente retorno de Cristo” adquire grande importância. Cremos que, segundo as inequívocas declarações da Bíblia, o arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação, daquele período em que Deus derramará sua ira. Crer nisso tornou-se uma preciosa esperança de muitos cristãos, especialmente entre os defensores de uma teologia conservadora e de um retorno antes do milênio.

Gerald B. Stanton (1918-2010) foi professor de inúmeros seminários nos EUA e na Ásia, além de autor e coautor de livros. Obteve seu doutorado em teologia pelo Dallas Theological Seminary.

sumário Revista Chamada Junho 2021

Confira