Conselho de direitos humanos aprova embargo de armas contra Israel

(Israelnetz) O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou, no dia 23 de março, uma resolução que convoca um embargo de armas contra o Estado judeu. Trinta e seis países votaram a favor, seis votaram contra e oito se abstiveram. A aprovação veio também de seis países europeus: Alemanha, Dinamarca, França, Holanda, Itália e Polônia. O Brasil foi um dos seis países que rejeitaram a resolução. No ano passado, a aprovação do texto foi menor: 22 votos a favor, oito contrários e 17 abstenções. Naquela ocasião, nenhum país europeu votou a favor. O documento convoca a não fornecer armas a Israel se houver um “risco evidente” de que elas serão usadas na violação de direitos humanos.

A embaixadora israelense na ONU, Meirav Eilon Shahar, comentou: “Quando examino a resolução, espanta-me como membros do Conselho puderam considerá-la isenta e equilibrada. Ela não reflete a realidade local. No mínimo, contribuirá para aumentar a polarização do conflito”. Quando se trata de Israel, consta que o texto só se refere a terrorismo e incitação. Ele não atribuiria nenhuma responsabilidade a atores palestinos. O Hamas não foi sequer mencionado: “Qualquer país-membro que aceite essa resolução não poderá ser um mediador honesto para a paz no Oriente Médio”.[1]

Nota

  1. Tovah Lazaroff, “UNHRC arms embargo call against Israel passes with EU OK, Bahrain absence”, The Jerusalem Post, 23 mar. 2021. Disponível em: https://www.jpost.com/international/unhrc-arms-embargo-call-against-israel-passes-with-eu-ok-bahrain-absence-662938.
sumário Revista Chamada Junho 2021

Confira