Efeitos práticos do “Maranata”

Como saber que Jesus pode voltar a qualquer momento impacta a minha vida? Segue uma resposta resumida.

1. Nos traz consolo e confiança no Senhor.

Uma vez que Deus já nos assegurou o que acontecerá no futuro (arrebatamento e além), podemos descansar nas maravilhosas promessas da eternidade na presença dele quando enfrentamos dificuldades aqui na terra (cf. Rm 8.18). Em suas duas grandes passagens sobre o arrebatamento, endereçadas aos cristãos de Corinto e Tessalônica, Paulo sempre finaliza com advertências práticas à vida cristã, resultadas do conhecimento que ele acabava de transmitir (veja 1Co 15.58-59; 1Ts 4.18).

2. Nos motiva a uma vida santa e pura.

Se não sabemos quando Jesus voltará, mas temos certeza de que ele irá voltar e – além disso – julgar nossas atitudes e pensamentos (Rm 14.10-12; 2Co 5.10), somos encorajados para viver a cada dia de forma que traga honra e glória ao Senhor. O apóstolo João falou bastante sobre isso em sua primeira carta. Por exemplo, lemos: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (1Jo 3.2-3, ênfase acrescentada).

3. Nos faz estabelecer as prioridades corretas.

Devemos viver de acordo com a realidade do iminente retorno de Jesus, e isso automaticamente terá peso em nossas decisões, reflexões e ações ao longo de toda a caminhada cristã. Em seu sermão sobre os tempos finais, Jesus diz que deseja que estejamos preparados para o seu retorno (Mt 24.42-44). Ele também disse em outra ocasião: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mt 6.19-21). Ou seja, devemos estabelecer prioridades espirituais em nossa vida acima dos objetivos terrenos.

4. Nos traz esperança.

Em Tito 2.13, lemos: “Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”.

5. Promove o evangelismo.

Sabendo que Deus pode voltar a qualquer momento, precisamos aproveitar o tempo que nos resta para divulgar as boas novas de salvação aos nossos familiares e amigos (cf. Rm 10.14-15; 2Co 5.11).

6. Promove união e comunhão.

Na prática até pode acontecer o contrário, mas o autor da carta aos Hebreus escreve claramente: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Hb 10.25, ênfase acrescentada).

7. Nos faz cumprir a vontade de Cristo.

Poderia haver motivo maior do que este? Enquanto esteve na terra, Jesus falou algumas vezes sobre a importância do conhecimento do futuro às suas ovelhas (Mt 24.42-47; 25.13). Além disso, vemos sua urgência quanto ao arrependimento das pessoas no fato de que ele falou mais sobre o inferno do que sobre o céu! O Filho de Deus nos alerta para estarmos vigiando e ansiando pelo seu retorno. Isso não quer dizer que não devemos fazer planos aqui na terra, mas que nossa prioridade precisa estar nas coisas do alto.

Maranata. Vem, Senhor Jesus!

Sebastian Steiger é Editor do Ministério Chamada.

sumário Revista Chamada Junho 2021

Confira