“Dia do Senhor” ou “tribulação”?

"O 'dia do Senhor' e a 'tribulação' são um evento só? O tempo da tribulação é colocado junto com o dia do Senhor. Há base nas Escrituras para isso? Até agora eu considerava eles como dois eventos independentes, isto é, o dia do Senhor é de fato apenas um dia (quando ele voltar), enquanto que a época de tribulação é mais longa. Estou um pouco confuso."

Resposta:

De acordo com o dr. Arnold Fruchtenbaum, há nove passagens bíblicas que tratam do dia do Senhor (Is 2.12-22; 13.6-16; Ez 30.1-9; Jl 1.15-20, Ob 10-20; Sf 1.14-18; 1Ts 5.1-3; 2Ts 2.1-4; 2Pe 3.10-12).[1] Um olhar sobre as passagens indicadas mostra que “o dia do Senhor” (Is 13.6) “virá como destruição da parte do Todo-poderoso” (v. 6, Jl 1.15). “O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra...” (v. 9). “Aquele dia será um dia de ira, dia de aflição e angústia, dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e negridão” (Sf 1.15; cf. Ez 30.3). No dia do Senhor “a destruição virá sobre eles de repente” (1Ts 5.3). Portanto, o “dia do Senhor” é a ocasião quando o Senhor Deus repentinamente derramará sua “ira” e “furor” sobre a terra. Será um dia de juízo.

As profecias para o “dia do Senhor” apontam para um tempo maior. Em Isaías 13.10 lemos, entre outras coisas, de que neste dia “o sol nascente escurecerá, e a lua não fará brilhar a sua luz”. Essa é uma menção paralela com Apocalipse 6.12-14. Nesse capítulo inicia uma série de juízos sobre a terra que se estendem claramente por um período maior de tempo. Se juntarmos todos os acontecimentos de Apocalipse 6–19, aparecem os 7 anos remanescentes de Daniel 9.27 (a última semana de anos) como um prazo muito provável. Em todo caso, os juízos de Apocalipse 6 são considerados como “o grande dia da ira deles” (ira do Cordeiro; v. 16-17). O Cordeiro é Deus e Juiz (ver Jo 5.27-29) e Deus anunciou o “dia do Senhor” no Antigo Testamento como o dia de sua ira julgadora. Se compararmos as descrições da tribulação que aparecem no sermão do monte das Oliveiras e em Apocalipse 6–19 com as descrições do Antigo Testamento sobre o dia do Senhor, chegaremos à conclusão de que a tribulação e o dia do Senhor descrevem a mesma época (cf. Dn 12.1; Sf 1.15).

Alguns intérpretes também acreditam que o dia do Senhor inclui o reino milenar, o qual finalmente se estenderá até a completa eliminação do universo (ver 2Pe 3.7-13). Isso seria algo possível de ocorrer, uma vez que as passagens do Antigo Testamento sobre o dia do Senhor se referem ao domínio de Deus na terra (Is 2; 13–14). É justamente sobre isso que Pedro fala em suas explanações sobre o dia do Senhor, que “para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (2Pe 3.8). Essa afirmação aqui está ligada a uma suposta “procrastinação” das promessas por parte de Deus (v. 9), e, se Deus trata dessa maneira um dia ou mil anos, então isso é legítimo também para nós que os cerca de 1 007 anos de tribulação, reino milenar e juízo final sejam considerados como um grande “dia do Senhor”.

Nota

  1. Arnold G. Fruchtenbaum, “Day of the Lord”, in: Dictionary of Premillennial Theology, ed. Mal Couch (Grand Rapids, MI: Kregel Publications, 1996), p. 88.

René Malgo é encarregado do trabalho editorial das revistas da Chamada em alemão. Também é autor e coautor de diversos livros.

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira