Empresa israelense soluciona um grande problema ambiental

Apesar de cada vez mais pessoas colocarem embalagens plásticas em contêineres de reciclagem, o efeito disso para evitar poluição é muito pequeno. Uma empresa israelense está desenvolvendo uma solução para isso.

Você está convicto de que as embalagens de shampoo ou iogurte que você descartou em breve aparecerão em um outro formato? Ocasionalmente é o que acontece. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 9% dos produtos plásticos encaminhados para reciclagem são de fato transformados. Parte do que é enviado para tratamento é composto de plástico que nem pode ser reciclado; no entanto, uma parcela ainda maior não pode ser aproveitada por causa da poluição. Os consumidores estão começando a se conscientizar dessa questão há apenas dois anos, quando a China – uma das maiores clientes para plásticos do mundo – anunciou que aceitaria somente “plástico limpo”. Muitas cidades desativaram contêineres de coleta, os sacos amarelos desapareceram das ruas. O processo de reciclagem também é caro e prejudicial ao ambiente. Em consequência, grande parte dos artigos plásticos mesmo assim são levados para a fogueira ou um aterro sanitário. Assim, o mundo não está livre do problema.

Uma empresa israelense em Bete-Seã passou a buscar uma solução. Ela não se ocupou com o problema de poluição e limpeza em si, mas pensou além. A Alkemy transforma plástico “sujo” em um manto plástico que pode ser aplicado para isolar superfícies em construções. Em Israel as construções continuam em alta. A empresa, bem como o seu banco de investimentos, publicou uma simples mas significativa explicação: “Quando se deseja isolar algo, não procura-se soluções econômicas, mas procura-se por um produto de alta qualidade para garantir o resultado”. Assim, o produto da Alkemy é muito apreciado junto aos fornecedores de material de construção. Por enquanto o produto da Alkemyatende 70% do mercado israelense. De acordo com previsões de especialistas, o potencial do mercado internacional atinge entre 105 e 128 bilhões de dólares.

O procedimento da Alkemy é muito simples: as máquinas, que são usadas em todos os lugares para fundir e produzir novos formatos de plástico, são acopladas entre si de acordo com um método desenvolvido pela empresa, de modo que o plástico imundo é transformado em um produto isolante de alto valor. Há algumas vantagens envolvidas nisso: (a) as máquinas estão disponíveis em todo lugar; (b) o plástico imundo não precisa ser levado através de meio mundo; (c) o processo envolve fundição, de modo que a emissão de gases é reduzida; e, (d) por fim, resulta praticamente numa simples lona. Assim, não há necessidade de criar formatos novos.

A empresa foi fundada recentemente, em 2016, mas conta com significativos investimentos e a retaguarda de qualificados administradores e experientes cientistas de produção. Atualmente a empresa está envolvida em estabelecer um braço operacional também no exterior.

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira