Novo avião de combate para Israel

Novo avião de combate para Israel

Alguns meses após as negociações entre os EUA e Israel sobre o avião de combate F-35-Stealth, conhecido em Israel como Adir [“poderoso”], aterrissou mais um avião F-35-Stealth exclusivo na base aérea de Tel Nof: trata-se de um F-35 “nu e cru”, sem qualquer sistema de combate instalado. Com este avião a Força Aérea Israelense poderá testar seus próprios sistemas avançados, antes que eles sejam instalados nas esquadrilhas F-35 operacionais.

O comandante de Tel Nof, Oded Cohen, considerou o recebimento dessa aeronave como um “acontecimento histórico”. Em sua opinião, a chegada do avião Adir, destinado para experimentos no centro de testes da corporação, é um marco histórico importante no plano de desenvolvimento do F-35 “próprio” da Força Aérea Israelense. “Não tenho nenhuma dúvida”, ele escreveu em um comunicado à equipe do centro de testes, “de que, com base nas vossas capacidades e na vossa criatividade profissional, como já foi no passado, estaremos em condições de avançar ao limite do possível e atingir áreas desconhecidas e novos horizontes com o Adir.”

Para a Lockheed Martin, fornecedora do avião, a entrega do F-35 para Israel é um passo extraordinário, pois Israel é o único país que pode equipar o avançado caça com sua própria tecnologia. De acordo com especialistas, a Força Aérea Israelense poderá, a partir “de um super avião, produzir um veículo ainda mais refinado nos hangares israelenses”. “A esquadrilha F-35 terá uma grande parcela nas atividades da força aérea nos próximos anos”, esclareceu o comandante do esquadrão de testes da força aérea. Com o Adir, a força aérea poderá “testar e instalar os armamentos e a tecnologia de modo independente”. Esse avanço tecnológico é de enorme importância, pois outros países da região também terão o F-35.

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira