Sebastian Steiger

Por que falam tanto em Israel? Devemos nos vacinar contra a Covid-19? O que é “orar”? O que devemos guardar e o que devemos evitar com relação às doutrinas ao nosso redor? O relato do livro de Jonas é real? Israel passará por uma quinta eleição? O que é o movimento BDS? O dia do Senhor e a tribulação são a mesma coisa?

Quantas perguntas! Além de outras coisas, esta edição da Chamada busca trazer algumas orientações e esclarecimentos bíblicos a respeito das perguntas acima. Contudo, esta edição também pode lembrar você de sua vida atual: quem sabe você também não se encontra diante de muitas dúvidas e questionamentos (sobre saúde, emprego, família etc.)? Quem sabe há um grande ponto de interrogação em sua mente? Por mais que o conteúdo desta edição responda a perguntas específicas, muitas das suas reflexões podem lhe ajudar.

Uma delas consta no primeiro artigo, escrito por diversos autores: “Todas as decisões individuais sobre a nossa vida [...] deve[m] ser tomadas com apoio da oração e leitura bíblica” (leia aqui). A oração e a Palavra de Deus são nossas ferramentas principais, juntamente com o conselho de pessoas confiáveis e maduras na fé (cf. Pv 12.15; 19.20). Até aqui tudo é bastante óbvio. Contudo, quão difícil muitas vezes é possuir uma vida marcada pela oração! É por isso que convidamos Johannes Vogel para nos aconselhar em três aspectos quando formos orar: uma autoavaliação prévia, uma análise das nossas expectativas (ou falta delas) e um exame da nossa seriedade (ou falta dela) quanto ao fato de estarmos nos dirigindo ao Criador do universo (leia aqui). Trata-se de um tremendo lembrete para passarmos mais tempo entregando nossas situações ao único Deus verdadeiro.

Com relação à Palavra de Deus, devemos tomar cuidado para guardar a sã doutrina e evitar toda e qualquer informação falsa, inútil, contraditória e má. Esse foi o conselho final do apóstolo Paulo ao seu pupilo Timóteo em sua primeira carta endereçada a ele, e que Norbert Lieth estuda, chegando à seguinte conclusão: “É a fé na pura Palavra de Deus que nos mantém na graça. Se vivermos nela, também a experimentaremos. [...] necessitamos da graça de Deus. [...] A graça está disponível para que possamos aplicar a Palavra em nossa vida, com fé e obediência. Podemos viver no poder da graça!” (leia aqui).

A possibilidade de orar livremente a Deus e a fé na infalível Palavra de Deus – não há nada melhor do que isso! Como Chamada, nosso desejo é que você termine a leitura buscando mais o Senhor em oração e através da leitura da Palavra, ansiando cada vez mais o seu retorno. “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20b). Desejo-lhe uma boa leitura!

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira