Jonathan Malgo

Jonathan Malgo

Lucas relata que, depois da crucificação e ressurreição do Senhor, dois discípulos foram de Jerusalém para Emaús. Eles estavam muito tristes. O Senhor então se aproximou e perguntou por que estavam tão desanimados. Não reconhecendo-o, reagiram com surpresa: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?”. Então começaram a relatar de forma detalhada e negativa o evento incontestavelmente maligno dos últimos dias, que tanto ocupava sua mente.

Diante disso, nosso Senhor falou algo nada suave, mas bem incisivo e claro. Ele disse: “Como vocês custam a entender...” (Lc 24.25). E então lhes expôs que sua Palavra precisaria se cumprir e que tudo estava – digamos assim – certo daquela maneira. Depois de ter explicado tudo àqueles dois e terem tido comunhão com ele à mesa, depois de o reconhecerem e entenderem o que lhes foi dito, veio a alegria. Imediatamente os dois discípulos retornaram a Jerusalém para anunciar como as coisas eram de fato.

Permita-me utilizar esse evento como ilustração: muitos de nós estão a caminho de Emaús. Saímos da cidade de Deus (Jerusalém) para viajar até um povoado terreno (Emaús). Andamos tristes com os eventos incontestavelmente malignos dos nossos dias. Irritamo-nos com as medidas por causa do coronavírus. Ouvimos, vemos e lemos sobre a Covid-19. Não encontramos sossego; o tema nos persegue. Tudo isso chega mesmo a causar indignação, porque, sim, realmente é terrível o que vem acontecendo. No entanto, será que tudo isso não nos arrasta a um sentimento de pânico pelo qual não deveríamos ser dominados?

Diante de tudo o que vem acontecendo, muitas vezes “esquecemos” que, afinal, Deus está no comando. Sua palavra se cumpre; ele age. Como Ministério Chamada, queremos proclamar exatamente isto: tudo se concentra cada vez mais em direção ao seu retorno! Sobre isso, recomendo-lhes nossos artigos presentes nesta revista e em nosso site. Temos livros na editora que apontam para isso e repassamos mensagens que iluminam tudo. Esta é a nossa missão.

Gostaria de encorajá-lo a não parar no caminho para Emaús. Vamos lá, retornemos a Jerusalém! Nossa meta é a cidade de Deus – não a “aldeia global” desta terra. Queremos continuar a proclamar com bom ânimo e focalizar aquilo que realmente importa! Todo esse tempo que investimos com o coronavírus na internet e na mídia é perda de tempo. O tempo, porém, que investimos em Sua causa tem valor, aqui e na eternidade. E lembremo-nos que os olhos dos discípulos de Emaús foram abertos quando tiveram comunhão à mesa com o Senhor. É isso que importa. Não aprenderemos nada deixando-nos dominar pelas ansiedades e os temores deste mundo, ocupando-nos com isso, mas sim mantendo comunhão com Jesus. É aí que está o verdadeiro conhecimento que nos leva adiante.

Neste sentido: Maranata, Jesus voltará em breve! Que Deus abençoe você!

Jonathan Malgo é o diretor executivo da Chamada da Meia-Noite na Suíça.

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira