Uma surpreendente expansão de limites

Deus muitas vezes nos conduz de modo diferente do que imaginamos: um novo desdobramento em nossa obra missionária boliviana.

Bolívia - Riberalta

Cada novo ministério, cada segmento e cada campo missionário em nossa obra é uma expansão de limites. Nesse sentido, penso por exemplo no ministério árabe realizado por nosso colaborador Elia Morise. Hoje, porém, podemos relatar acerca de uma nova expansão.

Em 2015, nossos missionários Mathias e Doro Rindlisbacher emigraram para a Bolívia. A intenção era reforçar nossa equipe em Riberalta, onde fica nossa filial boliviana. Durante o seu treinamento (2015-2020) em Santa Cruz, inesperadamente abriram-se portas para o mundo dos menonitas bolivianos.

Mathias e Doro Rindlisbacher, com o Timóteo Mathias e Doro Rindlisbacher, com o Timóteo

Mathias escreve a respeito: “Com o nosso estágio de treinamento em Santa Cruz, tivemos repetidos contatos com menonitas descendentes de alemães. Eles vivem no Departamento de Santa Cruz e dividem-se em menonitas de colônia antiga e outros de estilo de vida moderno. Os menonitas de colônia antiga vivem de modo muito legalista e rejeitam a modernidade; vestem-se de modo tradicional e usam veículos de tração animal como meio de transporte. Embora se trate de um grupo populacional muito fechado, Deus nos abriu e continua abrindo acesso a essa gente. Já pude visitar alguns menonitas de colônia antiga e conversar com eles sobre sua origem (Suíça, Alemanha e Holanda), bem como sobre verdades essenciais da Palavra de Deus. Eles gostam de ouvir histórias dos seus antepassados e também não são adversos a ouvir explicações sobre as verdades da Bíblia”.

Queremos aproveitar essas novas possibilidades e avançar. Deus atende a orações ao expandir os limites. Nós muitas vezes temos outras ideias. Assim, por exemplo, há tempo sentimos o peso de alcançar os países escandinavos com a mensagem bíblica profética. Até hoje nenhuma porta se abriu ali. No entanto, de forma completamente inesperada, o Senhor aponta essa nova área de trabalho para transmitir a sua mensagem.

Menonitas levam vida antiga atualmente Menonitas levam vida antiga atualmente

A nossa equipe em Riberalta alegra-se com as novas possibilidades, mas por outro lado há uma falta de colaboradores na região. Um casal de missionários, Josua e Katharina Fürst, precisou retornar à pátria por motivos familiares. Isso implica em uma carga maior de trabalho para Obed e Rebekka Hanisch, que no fim do ano passado retornaram para lá depois de um período em casa e o nascimento de sua filha Maria. Eberhard e Rosmarie Hanisch, os líderes do trabalho em Riberalta, atingiram a idade de aposentadoria e gostariam de “passar o bastão” adiante. As nossas duas fiéis irmãs na fé Tonnie de Jong e Brigitte Wolff também já estão em idade de se aposentar. Com Mathias e Doro passamos por uma mudança de trajetória: eles não vão para Riberalta.

Há poucos dias, realizei uma videoconferência com os nossos colaboradores em Riberalta. Eberhard opinou que o campo missionário em Riberalta oferece muitas possibilidades, mas que faltam obreiros jovens. Somos muito gratos por Emilie Bergen, que foi reforçar nossas fileiras ali. No entanto, ainda vale o chamado: “Passe a Riberalta e ajude-nos” (adaptação simbólica de At 16.9).

Jonathan Malgo é o diretor executivo da Chamada da Meia-Noite na Suíça.

sumário Revista Chamada Abril 2021

Confira