Poder Feminino

“Restavam poucos nos povoados de Israel, até que Débora se levantou como mãe para Israel” (Jz 5.7, NVT).

Por falta de homens que ousassem assumir a liderança, Deus usou Débora, uma “mãe para Israel”. No entanto, isso não pode ser usado como evidência de que as mulheres devem assumir funções de ancião ou pastor na era da igreja. O Novo Testamento nos dá claras diretrizes quanto a isso (1Co 14.34). Mas o relato bíblico nos mostra em diversas ocasiões, independentemente dos diferentes papéis de homens e mulheres na família, igreja ou sociedade, que as mulheres não são de forma alguma inferiores para Deus.

“Não há... homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).

  • Foi uma mulher, a saber, Débora, quem estava na liderança de Israel como profetisa e juíza do Senhor – a primeira “Golda Meir” (Jz 4.4);
  • Uma mulher chamada Hulda foi profetisa na época dos reis (2Rs 22.14);
  • A mulher de Isaías também era uma profetisa (Is 8.3);
  • Ana, uma mulher, foi a primeira a mencionar literalmente o Messias (ungido: 1Sm 2.10);
  • Foi Abigail quem primeiro indicou profeticamente a diferença entre remidos e não salvos (1Sm 25.28-29);
  • Uma mulher (uma samaritana) foi a pessoa-chave que o senhor conheceu para salvar uma cidade inteira (Jo  4);
  • Após a sua ressurreição, o Senhor deixou que mulheres avisassem os seus discípulos e Pedro que deveriam encontrá-lo na Galileia (Mc 16.7; Lc 24,10);
  • Foi uma mulher (Maria Madalena) a primeira pessoa a quem o Senhor se revelou pessoalmente depois da ressurreição (Jo 20);
  • Foi às mulheres que a mensagem da ressurreição foi primeiro proclamada (Mt 28)
  • Foi a casa de uma mulher (Lídia) que se tornou o ponto de encontro de Paulo e da jovem congregação local. Paulo primeiro pregou o evangelho a ela, uma piedosa negociante de púrpura em Tiatira, e a outras mulheres em Filipos (At 16.11-15,40);
  • Em Tessalônica, muitas das mulheres mais ilustres creram no evangelho – significativo o suficiente para Lucas registrar nos Atos dos Apóstolos (At 17.4);
  • Paulo atestou que mulheres estavam colaborando juntamente com ele, sacrificando-se por ele, trabalhando arduamente no Senhor e sendo como uma mãe para ele (Rm 16.3-16);
  • Foram mulheres que formaram o líder de igreja Timóteo por meio de sua fé inconfundível, a saber, sua avó Loide e sua mãe, Eunice (2Tm 1.5; cf. 3.14-15);
  • Além disso, uma carta do Novo Testamento é dirigida a uma mulher, isto é, a segunda carta do apóstolo João: “... à senhora eleita e aos seus filhos...” (2Jo 1).

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Outubro 2020

Confira