Um chamado à imparcialidade

1ª Carta a Timóteo | Parte 16 | 1Timóteo 5.21

Uma interpretação da primeira carta de Paulo a Timóteo, por Norbert Lieth.

21“Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.”

A orientação no versículo 21 refere-se às afirmações feitas a respeito dos presbíteros (1Tm 5.17-20). Ninguém deve ser privilegiado, nem preterido, tanto na honraria como também na exortação. Além disso, as orientações podem ser aplicadas a outras áreas da vida: na família, no trabalho, na sociedade e na comunidade deve-se agir sem pré-julgamento, sem opinião preconcebida, sem preferências. Não devemos permitir que a simpatia ou a antipatia nos governe. Ninguém deve ser favorecido ou prejudicado.

Nessa passagem Timóteo é “conjurado” e seriamente exortado diante dos céus, perante Deus, do Senhor Jesus e dos anjos eleitos, a não permitir que aspectos externos o influenciem. “... diante de Deus” mostra que o próprio Deus julga sem levar em conta quem é a pessoa a ser julgada. Diante de “Cristo Jesus” faz lembrar que ele nunca considerou alguma diferença entre quem é conceituado e quem não o é. A expressão “diante... dos anjos eleitos” nos lembra de que havia anjos que não se deixaram enganar por Satanás e se submeteram à vontade de Deus.

“Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo” (1Tm 5.21). Quantas vezes somos influenciados em nossas decisões, em nossas atividades, até mesmo em nossas orações, pelos nossos sentimentos de antipatia ou de simpatia! Vivemos em uma sociedade que tem seus favoritos. Alguém me agrada, combina com o meu modo de pensar e eu me empenho por ele. Ele é promovido, é tratado com preferência e os pontos críticos a seu respeito são desconsiderados. Enquanto outros são simplesmente descartados, essa pessoa é enaltecida. Para uma pessoa diferente, no entanto, que não se ajusta à nossa frequência, com quem não conseguimos nos relacionar tão bem ou que não se ajusta às nossas ideias, a esse manifestamos nossos respectivos sentimentos.

Tudo isso não apenas é errado diante de Deus, como leva rapidamente à formação de partidarismo e é uma das razões dessas exortações tão sérias.

Norbert Lieth

Resumo de 1Timóteo

1Timóteo é uma das três cartas pastorais do apóstolo Paulo (1Tm; 2Tm; Tt). Paulo provavelmente escreveu esta carta, juntamente com a carta a Tito, logo após sua libertação do primeiro aprisionamento em Roma (c. 62-64 d.C.).

A carta inicia com uma saudação (1.1-2) e instruções sobre como lidar com falsos ensinos (1.3-20). Então Paulo dá ordens para a vivência na igreja (2.1–3,16): ele escreve sobre a oração (2.1-8), sobre o papel das mulheres (2.9-15) e sobre as qualificações dos presbíteros e diáconos (3.1-13). 1Timóteo 3.14-16 são os principais versículos dessa carta, nos quais Paulo explica por que a escreveu.

No capítulo 4.1-16, ele dá instruções para lidar com falsos mestres e o que um verdadeiro mestre deve fazer. Em seguida Paulo descreve a responsabilidade para com os crentes em pecado (5.1-2), as viúvas (5.3-16), os presbíteros (5.17-25) e os escravos (6.1-2).

No capítulo 6.3-5, ele alerta sobre falsos mestres e o perigo do amor pelo dinheiro (6.6-10). Ele exorta Timóteo a combater o bom combate (6.11-16) e fala sobre os crentes ricos (6.17-19).

Paulo conclui a carta com um novo alerta contra falsos mestres e uma despedida (6.20-21).

René Malgo

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Julho 2020

Confira