Orientações para a vida prática da igreja

1ª Carta a Timóteo | Parte 13 | 1Timóteo 5.1-3

Uma interpretação da primeira carta de Paulo a Timóteo, por Norbert Lieth.

É admirável observar como a Bíblia demonstra consideração pelas pessoas e quanto valor ela dá ao respeito mútuo entre elas. A Palavra de Deus nos ensina como devemos respeitar os idosos, nos ensina a observar e respeitar as diferenças entre os gêneros e também nos ensina que em todas as tarefas, mesmo em caso de conduta errada e de necessidade de exortações, a cortesia deve estar acima de tudo. Novamente vemos claramente o quanto a doutrina bíblica está à frente de todas as demais religiões. Na Arábia Saudita, por exemplo, uma idosa com 75 anos de idade foi submetida a quarenta chibatadas e a quatro meses de prisão. Sua transgressão foi ter estado na companhia de duas pessoas do sexo oposto e que não eram parentes chegados. 1

1Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; 2as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. 3Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

Além disso, nessa passagem, o perigo da arrogância e altivez é proibido, a fim de que um líder da igreja (neste caso, Timóteo) não se porte de modo inconveniente diante dos irmãos, mas se coloque respeitosamente ao lado deles.

Pelo fato de a igreja pertencer à casa de Deus, os relacionamentos em geral devem ser semelhantes aos de uma família: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2.19). Esses versículos são uma exortação e indicam que qualquer pessoa, a qualquer tempo, está sujeita a uma adversidade, e que mesmo a longevidade não protege contra a tolice. As pessoas idosas também estão sujeitas a tropeçar em algo que não pode ser relevado e necessita de uma conversa séria. Para tanto, de um lado, é necessário ter coragem e, por outro, deveria ser feito com muita sensibilidade, educação e respeito.

– Um homem idoso não deve ser simplesmente repreendido, mas exortado como pai. Quando alguém deve exortar a seu pai, o que é perfeitamente possível acontecer, de que modo deverá fazê-lo? Certamente não o fará de modo insensível, aos gritos.

– Os homens mais jovens devem ser tratados como irmãos, isto é, no mesmo nível e não simplesmente “derrubados do cavalo”. Um irmão não é um escravo, um estranho, não é alguém que está longe, mas que pertence à minha família.

– As mulheres mais idosas devem ser consideradas como mães, o que as coloca no mesmo modo de relacionamento dos homens idosos. Qualquer atitude de menosprezo ou de humilhação é inadequada.

– As mulheres mais jovens devem ser consideradas e tratadas como irmãs, conforme também é recomendado aos irmãos jovens. Aqui, no entanto, é acrescentada uma frase: “... com toda a pureza”. Assim, é recomendado manter um distanciamento sadio, discrição e pureza interna.

– As viúvas devem ser honradas. Honrar significa demonstrar abertamente minha postura de respeito e consideração. Aparentemente, as viúvas daquela época sofriam especialmente com o desprezo, desconsideração e marginalização. A igreja tem a incumbência de apoiar as mulheres cujos maridos não podem mais se preocupar com elas.

Notas

  1. Mohammed Jamjoom e Saad Abedine, “Saudis order 40 lashes for elderly woman for mingling”, CNN, 9 mar. 2009. Disponível em: <https://cnn.it/2HXsSVZ>. Acesso em: 26 fev. 2020.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Abril 2020

Confira