Queremos começar o ano de 2020 com a perspectiva apontada nas frases a seguir, presentes nesta edição: “Por meio do seu sacrifício definitivo na cruz, Jesus fez tudo para proporcionar o perdão dos pecados. Essa nova aliança é a base para o nosso relacionamento com Deus no Novo Testamento” (leia na pág. 34). “A raiz é o próprio Cristo [...]. Ele é o centro” (leia na pág. 36). Além disso, lemos recentemente algo que resume bem esse objetivo: “Nunca podemos esquecer que, quando lemos as Escrituras, fazemos teologia ou vivemos a vida cristã, devemos nos esforçar para manter Jesus Cristo no centro”.[1] O próprio Senhor Jesus Cristo diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). Discorrendo sobre esse versículo, o monge Tomás de Kempis (1380-1471) escreveu: “Sem o caminho, não há como caminhar; sem a verdade, não há como conhecer; sem a vida, não há como viver. Eu sou o caminho que você deve seguir, a verdade em que deve confiar e a vida em que deve esperar. Sou o caminho inviolável, a verdade infalível, a vida infinita. Sou o caminho reto, a verdade soberana, a vida verdadeira, bendita e incriada”.[2] Quão tremendo é o nosso Senhor!

A revista da Chamada tem esta missão em seu cerne, e por isso começamos o mês de janeiro com um artigo de capa falando sobre o Messias na Torá (leia na pág. 6). Existem muitas passagens no Novo Testamento afirmando que os escritos de Moisés falam e apontam para o Messias. Isso é verdade? Através do artigo, escrito por três estudiosos israelenses, você perceberá ainda mais sobre a riqueza dos primeiros cinco livros da Bíblia.

Ademais, apresentamos novamente algumas mudanças na estrutura e apresentação da revista, como vem sendo costume – sempre visando que você, leitor, tenha uma experiência melhor enquanto lê, medita e estuda a Palavra de Deus através dos conteúdos que disponibilizamos mensalmente. De forma especial gostaríamos de destacar uma apresentação mais clara da seção sobre Israel, com seus artigos, textos e séries específicos. Agradecemos e continuamos necessitando das suas orações, que tanto nos fortalecem e ajudam no trabalho de divulgar a Palavra de Deus e a volta de nosso Senhor Jesus Cristo, que pode ser a qualquer momento!

Desejamos a todos um abençoado 2020 e uma boa leitura!


  1. Nathan D. Holsteen, Michael J. Svigel (eds.), Exploring Christian Theology: Revelation, Scripture, and the Triune God (Grand Rapids: Bethany House Publishers, 2014), p. 76.
  2. Tomás de Kempis, Imitação de Cristo (São Paulo: Mundo Cristão, 2017), p. 180.
sumário Revista Chamada Janeiro 2020

Confira