Diferenças de fé

Por favor, explique-me a diferença entre “crer intelectualmente” e “crer com o coração”. E qual é a diferença entre uma conversão emocional e uma conversão real?

Resposta:

A diferença entre crer “intelectualmente” e “crer com o coração” consiste em que este último é resultado do reconhecimento do próprio pecado e da culpa. E isso, por sua vez, faz com que a respectiva pessoa, em seu desespero, reconheça o Cordeiro de Deus que carregou o pecado dela e diga “sim” a Jesus Cristo de todo coração. Por outro lado, crer “intelectualmente” não é nada mais do que aceitar com a razão os fatos da salvação, o que não consegue tomar conta do coração nem fazê-lo arder.

Respondo sua segunda pergunta da seguinte forma: muitos reagem emocionalmente à Palavra de Deus, isto é, em sua alma, sem que o seu espírito seja tocado. Isso pode até gerar lágrimas, mas não há força para o renascimento. É o tipo de pessoa, ou de conversão, ao qual Jesus descreve: “Parte dela [da semente] caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação” (Lc 8.6,13).

Uma conversão real, no entanto, é uma poderosa ação da Palavra de Deus (Hb 4.12), na qual ela separa a alma e o espírito e proporciona que, em seu espírito, a pessoa tenha um novo nascimento que a conduz a uma nova esperança (1Pe 1.23). Alguém poderia então perguntar: “Quer dizer que depende de mim se eu não nasci de novo?”. Sim, pois a Palavra da Verdade só demonstra a você o poder para renascer caso você realmente queira reconhecer a verdade de sua pecaminosidade em toda a profundidade do seu coração. Muitos se convertem apenas emocionalmente, isto é, quando minimizam a sua pecaminosidade. Se você der razão para Deus, vivenciará a maravilhosa ação da Palavra em seu coração!

Wim Malgo

Wim Malgo (1922-1992) é o fundador da Chamada da Meia-Noite. Autor de mais de 40 livros, pregou e ensinou durante décadas.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2020

Confira