Tecnologia e globalização: sinais do fim dos tempos?

O progresso tecnológico vem crescendo de forma rasante. O mundo está cada vez “menor”. Seria razoável enxergar sinais do fim dos tempos nesses desenvolvimentos?

O cumprimento de determinadas coisas que a Escritura prevê para o período de tribulação requer certos progressos tecnológicos. Poderíamos chamá-los de sinais tecnológicos. Muitos estudiosos das profecias creem que a esta altura a tecnologia necessária já está disponível.

Mateus 24.14, por exemplo, afirma que o evangelho precisa ser pregado no mundo inteiro antes da segunda vinda de Cristo. Com a tecnologia atual – satélites, internet, mídias globais, tecnologias de tradução e publicação, rápidos meios de transporte e similares – essa possibilidade está mais próxima do que nunca antes.

Seriam os atuais avanços da globalização também um sinal dos tempos finais?

Na minha opinião, sim. Encontramos estratégias globais em muitas áreas: na economia, no segmento bancário, no comércio e no mundo empresarial; em gestão, produção, proteção ambiental, controle de natalidade, educação, religião, agricultura, tecnologias de informação, entretenimento, editoras, ciência, medicina e governo. O livro de Apocalipse nos diz que o Anticristo acabará erigindo uma aliança mundial de Estados dirigida contra Deus (cf. Ap 13.3-18) – uma união política, econômica e religiosa.

Se observarmos os múltiplos problemas que a humanidade enfrenta hoje – incluindo o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, a superpopulação, fomes, poluição ambiental, criminalidades nacional e internacional, guerras pela internet e instabilidade econômica – cada vez mais pessoas chegam à conclusão de que tais problemas só poderão ser resolvidos num plano global. É possível que pensem ser um forte e eficiente governo mundial a única esperança de sobrevivência.

Enquanto continuam a aumentar os perigos mundo afora, no mundo inteiro as pessoas clamam por um líder que possa controlar tudo e criar ordem. A economia mundial cambaleia, as pessoas sofrem e percebe-se a necessidade imediata de um líder forte que finalmente empreenda um rumo global claro e providencie estabilidade sustentável. Tal líder virá – talvez ele já esteja vivendo hoje em algum lugar do mundo. A Escritura o chama de Anticristo.

É muito significativo que a tecnologia que permitirá um governo mundial já existe hoje. A tecnologia já ajustou os rumos para a globalização em nosso tempo.

Ron Rhodes

Extraído do livro Bible Prophecy Answer Book (Eugene, OR: Harvest House Publishers, 2017), p. 111-113.

Ron Rhodes é autor de vários livros sobre profecia bíblica. Doutor em teologia pelo Dallas Theological Seminary, também leciona nesta e em outras faculdades teológicas.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2020

Confira