Jesus É Diferente

Jesus não tinha outra prova sobre sua legitimidade, a não ser ele mesmo. Ele nunca escreveu um livro, não comandou nenhum exército, não tinha cargo político, nem tinha propriedade alguma. Há quase dois mil anos, ele se movimentou em um perímetro de mais ou menos cento e cinquenta quilômetros ao redor de Nazaré, local onde morava, mas, mesmo assim, seu nome é conhecido até hoje.

Jesus era absolutamente humilde, e mesmo assim o seu ser transmitia uma autoridade incontestável. Muitos estudiosos tentaram armar ciladas com perguntas espertas, porém, suas respostas e parábolas singelas demonstram uma abrangente experiência de vida e de sabedoria que superava a todos os da sua época.

Ele tinha todos os tesouros do mundo à sua disposição, mas renunciou a tudo. Resistiu a todas as tentativas de corrupção. Não foi seduzido nem pelas honrarias e lisonjas. Mesmo sendo o Criador do universo, vivia como se fosse um servo de suas criaturas.

Jesus nunca criou algum partido ou organização e mesmo assim suas ideias servem de base para incontáveis ordens, universidades, instituições de pesquisa e igrejas. Negava-se estritamente a empregar a força ou a oprimir alguém e, apesar disso, libertou o coração de milhões de pessoas.

Ele não deixou nenhum tratado filosófico ou escritos autobiográficos, mas, apesar disso, não há nenhuma personalidade da história do mundo de cuja vida as pessoas tenham mais conhecimento do que a respeito de Jesus Cristo. A história da sua vida – os evangelhos – é o texto que mais foi impresso na história mundial. Sobre nenhuma outra pessoa foram feitas mais dissertações do que sobre ele.

Jesus Cristo não pintou nenhum quadro, nem criou algum estilo novo, mas, apesar disso, serviu de inspiração para incontáveis artistas, músicos, pintores, arquitetos e escultores em suas produções. Como nenhuma pessoa antes dele, motivou cientistas em suas pesquisas e descobertas.

Seus valores e padrões éticos servem de base até hoje para educação e jurisprudência na maioria dos países do mundo. Ninguém proporcionou mudanças de maneira tão profunda na vida de tantas pessoas como Jesus. Ele transformou terroristas em pessoas pacíficas, viciados em personalidades estáveis, concedeu esperança a desesperados e construiu seu reino invisível aqui na terra por meio de pessoas falhas.

“Ninguém proporcionou mudanças de maneira tão profunda na vida de tantas pessoas como Jesus.”

A genialidade de Jesus Cristo era evidente a todos que o viam ou ouviam. A maioria das personalidades desvanece nos livros de história; no entanto, Jesus ainda continua sendo o assunto de milhares de livros e de incomparáveis controvérsias na mídia. Grande parte das diferenças de opinião está relacionada com as afirmações radicais que Jesus fez a seu respeito – afirmações que causam admiração tanto nos seus seguidores como nos seus inimigos. Ele afirmou que é Filho de Deus, que domina a natureza e o mundo sobrenatural, bem como que pode afastar enfermidades e perdoar pecados. Tudo isso ele comprovou na prática e na presença de testemunhas.

O que isso significa para nós? “Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5.11-12).

Justamente essas afirmações singulares de Jesus foram o motivo para que tanto as autoridades romanas como a hierarquia judaica o considerassem uma ameaça. Foi considerado um difamador de Deus e executado numa cruz, mas no terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. “Jesus Cristo, o Justo”, não cometeu erro algum, “e ele é a propiciação pelos nossos pecados – e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro” (1Jo 2.1-2). Apesar de sua condição de estranho, sem qualquer base ou legitimidade política, em apenas três anos Jesus modificou o mundo pelos próximos vinte séculos.

“Em verdade, em verdade lhes digo”, esclarece Jesus Cristo, “quem crê em mim tem a vida eterna”. E isso vale até hoje!

Michael Kotsch leciona na Bibelschule Brake, Alemanha, desde 1995. Nos últimos anos, escreveu vários livros sobre ética e a história da igreja.

sumário Revista Chamada Outubro 2023

Confira