Igreja Inabalável

De que modo uma igreja pode permanecer inabalável em meio à pressão dos tempos? A jovem igreja de Tessalônica demonstra isso. Eis uma visão dos achados bíblicos.

A igreja tem um nobre chamado. Ela é um sagrado “santuário dedicado ao Senhor”, uma “morada de Deus no Espírito” (Ef 2.21-22) e o corpo de Cristo (Ef 4.11-12). Por isso ela também precisa contar com forte resistência neste mundo, tal como a jovem igreja em Tessalônica experimentou nos tempos apostólicos. Ela se constituiu dentro de um período de três semanas e precisou imediatamente enfrentar perseguição. Ainda assim, ela permaneceu inabalável. Vários foram os motivos para isso.

Uma igreja renascida

A igreja em Tessalônica era uma igreja renascida, uma comunidade de cristãos redimidos: “Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Que a graça e a paz estejam com vocês” (1Ts 1.1).

Os tessalonicenses demonstravam claramente que conheciam o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Em Atos 17.1-9 temos o relato da fundação daquela igreja, onde se lê no versículo 4: “Alguns deles foram persuadidos e se juntaram a Paulo e Silas. O mesmo aconteceu com numerosa multidão de gregos piedosos e muitas mulheres importantes”.

Desde o início, a mensagem salvadora teve forte ressonância entre os tessalonicenses. Paulo testifica: “Sabemos, irmãos amados por Deus, que ele os escolheu, porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. E vocês sabem muito bem qual foi o nosso modo de agir entre vocês, para o próprio bem de vocês” (1Ts 1.4-5).

Eles receberam a palavra “no Espírito Santo”, o que expressa o seu novo nascimento. O Espírito Santo habitava neles. Eles eram o seu templo. “Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1.9).

Uma igreja dedicada

A obra de Paulo e sua equipe deixou marcas: “E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, apesar dos muitos sofrimentos” (1Ts 1.6).

O testemunho do apóstolo como imitador de Cristo foi contagiante. Os cristãos de Tessalônica não se limitavam a falar da sua fé, mas configuraram sua vida segundo o exemplo de Paulo e seus companheiros. Seu caso mostra a importância dos exemplos (cf. 1Ts 2.7,11). O cristão se empenha em ser como Cristo, e se todos fôssemos como ele, não teríamos problemas em nossos relacionamentos.

“O cristão se empenha em ser como Cristo, e se todos fôssemos como ele, não teríamos problemas em nossos relacionamentos.”

A igreja em Tessalônica era dedicada à semelhança com Cristo, e por isso predominava o amor: “Lembrando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 1.3). E “quanto ao amor fraternal, não há necessidade de que eu lhes escreva, porque vocês mesmos foram instruídos por Deus a amar uns aos outros. E, na verdade, vocês já estão fazendo isso em relação a todos os irmãos em toda a Macedônia. Porém, irmãos, exortamos vocês a que progridam cada vez mais” (1Ts 4.9-10).

Uma igreja sofredora

A vida não era fácil para os tessalonicenses crentes. Toda igreja salva e dedicada a Cristo passará por dificuldades: “E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, apesar dos muitos sofrimentos” (1Ts 1.6).

Imediatamente após sua fundação, a igreja passou a ser perseguida: “Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, reuniram uma multidão e provocaram um tumulto na cidade. E, atacando de surpresa a casa de Jasom, procuravam trazer Paulo e Silas para o meio do povo. Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos diante das autoridades, gritando: ‘Estes que promovem tumulto em todo o mundo chegaram também aqui” (At 17.5-6; cf. 1Ts 2.14-16).

A igreja salva e dedicada a Cristo despertará a oposição do mundo. Jesus predisse:

“Antes, porém, de todas estas coisas, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues às sinagogas e lançados nas prisões; serão levados à presença de reis e de governadores, por causa do meu nome. Isto acontecerá para que vocês deem testemunho. Tomem, pois, a decisão de não se preocupar com o que irão responder, porque eu lhes darei palavras e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos os que se opuserem a vocês. E vocês serão entregues até por seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos; e eles matarão alguns de vocês. Todos odiarão vocês por causa do meu nome” (Lc 21.12-17).

“Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo – pelo contrário, eu dele os escolhi – e, por isso, o mundo odeia vocês. Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: ‘O servo não é maior do que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês” (Jo 15.18-20).

A igreja que mostra o pecado do mundo passará por sofrimentos. Segundo a tradição, onze dos doze apóstolos morreram martirizados. A igreja bíblica e cristocêntrica precisa contar com resistência e perseguição.

Uma igreja missionária

Os tessalonicenses tinham uma orientação missionária em dois sentidos: por sua vida exemplar e por seu testemunho verbal.

Em 1Tessalonicenses 1.7, Paulo menciona a vida exemplar deles: “Assim, vocês se tornaram modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”. É impressionante como o Espírito de Deus agiu neles, transformando-os. Em pouco tempo, os tessalonicenses desenvolveram um estilo de vida entregue a Cristo. Tornaram-se como Jesus e viraram exemplos. Com sua vida, testemunhavam sua conversão. “Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1.9).

“A igreja bíblica e cristocêntrica precisa contar com resistência e perseguição.”

Em 1Tessalonicenses 1.8, Paulo cita o testemunho verbal dos tessalonicenses e o anúncio da Palavra de Deus: “Porque a partir de vocês a palavra do Senhor repercutiu...”.

A palavra grega usada por Paulo no texto original, traduzida por “repercutiu”, também reflete a noção de eco. Eles eram um eco da Palavra de Deus, transmitindo-a. O testemunho do cristão jamais deveria ser alheio à Palavra de Deus. Devemos tão somente transmitir um eco da verdade divina. O Senhor depositou sua voz em nós: o Espírito Santo. Ele quer que façamos sua verdade ressoar como um eco.

Uma igreja em espera

Os tessalonicenses eram uma igreja que esperava a volta de Jesus. “E para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1Ts 1.10).

“O Senhor depositou sua voz em nós: o Espírito Santo. Ele quer que façamos sua verdade ressoar como um eco.”

Essa era uma parte importante do evangelho que Paulo pregava. O próprio Cristo prometeu que voltaria, para que os seus estivessem para sempre com ele: “Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também” (Jo 14.1-3).

A igreja viva aguarda o seu retorno (2Pe 2.3-4). Toda igreja que se comprometer a ser da forma como Deus quer precisa aguardar conscientemente o retorno de Cristo.

As últimas palavras de Jesus na Bíblia começam com: “Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras...” (Ap 22.12).

Sabendo do retorno de Jesus, somos compelidos a anunciar a redenção. Uma igreja que não crê no retorno de Jesus muitas vezes não se sente compelida pela recompensa iminente ou a urgência de salvar os descrentes do juízo. O Senhor quer que tenhamos o seu retorno em mente.

Uma igreja firme

Paulo proclama aos tessalonicenses: “Porque, agora, vivemos, se vocês estão firmes no Senhor” (1Ts 3.8).

Uma vida firme no Senhor se dá em dois sentidos, a saber: na doutrina e na conduta. O apóstolo testifica que “ficamos animados a respeito de vocês, pela fé que vocês têm, apesar de toda a nossa necessidade e tribulação” (1Ts 3.7).

“Toda igreja que se comprometer a ser da forma como Deus quer precisa aguardar conscientemente o retorno de Cristo.”

Que grande testemunho é esse, quando uma igreja não vacila na doutrina, nem deixa de amar decididamente!

Uma igreja fiel

Paulo não precisou corrigir nem convencer os tessalonicenses a respeito de nada. Não precisou defender seu ministério nem comprovar sua autoridade. Não foi necessário explicar detalhadamente suas instruções, uma vez que os tessalonicenses se mantinham fielmente sob a Palavra de Deus.

Aos coríntios, por sua vez, Paulo teve de comprovar tudo. Por quê? Porque eles não queriam submeter-se à Palavra. Com os tessalonicenses, isso não foi necessário, porque eles mantinham obedientes à Palavra de Deus.

“Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem” (1Ts 2.13).

Esta é a chave: plena obediência à Palavra de Deus.

Nathanael Winkler é pastor de jovens e membro da liderança da Chamada na Suíça. Além disso, é professor de ensino bíblico e teologia prática no Centro Europeu de Treinamento Bíblico.

sumário Revista Chamada Setembro 2023

Confira