Perdão de pecados por meio de intercessão?

Moisés implorou por perdão pelos pecados do seu povo. Como pai, posso pedir vicariamente por perdão dos pecados dos meus filhos? Afinal, Jó também orava por seus filhos.

Resposta:

A Bíblia ensina que toda pessoa terá de prestar contas a Deus por si pessoalmente. “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Ec 12.14). Deuteronômio 24.16 diz: “Os pais não serão mortos por causa dos filhos, nem os filhos serão mortos por causa dos pais; cada um será morto pelo seu próprio pecado”.

Da mesma forma, cada um precisa lançar mão da redenção oferecida em Jesus Cristo para si mesmo. “Por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão dos pecados” (At 10.43). “Pois a Escritura diz: ‘Todo aquele que nele crê não será envergonhado’” (Rm 10.11).

Deus enfatiza repetidamente a importância da decisão pessoal. Assim lemos em Josué 24.15: “Mas se vocês não quiserem servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Um antigo ditado diz que “Deus não tem netos”. Cada um precisa decidir por si próprio.

Quando então lemos que Moisés, Jó, Estêvão ou o Senhor Jesus intercederam pela culpa de outros, isso não tem nada a ver com o perdão da culpa deles (essa culpa só pode ser perdoada mediante arrependimento e confissão pessoal – cf. 1Jo 1.9). Trata-se, sim, de lutar pelo favor de Deus ao culpado, uma luta por graça, que Deus conceda sua graça ao pecador. Vemos isso de forma marcante no exemplo de Abraão. Ele implorou a Deus que desviasse o juízo sobre Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-33). Infelizmente, as pessoas ali não se arrependeram, o que resultou em condenação.

Em contraste com isso vemos a cidade de Nínive. Depois que Jonas anunciou o juízo, a cidade toda se arrependeu e foi preservada (Jn 3.1-10).

Como pais, podemos interceder por nossos filhos, pedindo ao Senhor que os atraia cedo para si e os conserve junto dele. Também podemos abençoar nossos filhos em nome de Jesus e demonstrar a eles, por meio de uma conduta exemplar, que uma vida com Jesus é mais do que recompensadora.

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Setembro 2023

Confira