Será que Deus nos tenta a pecar?

Em 2Samuel 24.1, lemos que Deus incitou Davi a realizar um recenseamento. No entanto, a passagem paralela em 1Cr 21.1 diz que foi Satanás que induziu Davi àquilo. Como entender isso?

Resposta:

Antes de tudo, vamos registrar que Deus não seduz ninguém à prática do mal ou a pecar, conforme lemos a respeito: “Ninguém, ao ser tentado, diga: ‘Sou tentado por Deus’. Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém” (Tg 1.13).

Quando então se diz aqui que Deus incitou Davi, isso mostra que Deus deixou Davi agir em seu desejo pecaminoso de realizar um recenseamento. O desejo de fazer aquilo, porém, nasceu no coração pecador de Davi.

Recenseamentos não são maus em princípio. Assim, Moisés realizou tal contagem, mas por ordem expressa de Deus (cf. Nm 1.2). O que Davi faz aqui, porém, não tem nada a ver com alguma ordem de Deus, mas era uma demonstração de poder de Davi. Era confiança em sua própria força, sem interferência de Deus. Sobre tal intento, a Bíblia diz: “Maldito aquele que confia no ser humano, que faz da carne mortal o seu braço e cujo coração se desvia do Senhor!” (Jr 17.5).

No caso descrito acima, Deus não impediu Davi de realizar aquele recenseamento. Assim, Satanás pôde incitar Davi a fazê-lo, porque com isso se revelaria o que se passava no coração de Davi. É em tais situações que se revela nosso verdadeiro estado espiritual.

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Maio 2023

Confira