Sebastian SteigerSebastian Steiger

Papéis invertidos

Olá, leitoras e leitores da Chamada,

No dia 14 de maio deste ano, o moderno Estado de Israel completará 75 anos de independência. É por causa dessa data que decidimos, nos últimos anos, destacar os conteúdos sobre Israel nas edições de maio. Em “O passado e o futuro de Israel”, Norbert Lieth apresenta alguns dados históricos e bíblicos do cuidado de Deus com os israelitas no passado. Mais importante ainda, porém, ele informa o motivo para tal cuidado: “A salvação do mundo deveria ser consumada em Jerusalém. [...] a razão reside única e exclusivamente em Jesus(leia aqui).

Além disso, o Ministério Chamada acredita que Israel continua fazendo parte dos planos de Deus (veja, p. ex., Zc 8; Rm 9–11). Mas como o atual Estado de Israel, com todas as suas falhas e incredulidade, se encaixa nessa linha do tempo? Também aqui Lieth fornece a resposta: “O sinal evidente e visível da volta dos judeus à sua terra confirma que a volta de Jesus está adquirindo uma proximidade palpável, pois a única razão e o único motivo da restauração de Israel são a volta do Senhor Jesus”.

Desde o princípio, Deus escolheu Israel para que fosse uma testemunha às outras nações e para que por meio dele viesse Aquele que traria salvação ao mundo inteiro: Jesus Cristo. Agora, uma das consequências do fato de que nós, gentios, fomos salvos e compomos grande parte da igreja é que podemos, através de nossa devoção a Deus, deixar os judeus ciumentos (Rm 10.11). O objetivo com isso é que “alguns deles se salvem” (v. 14). Os papéis, de certa forma, se inverteram, e agora somos nós que testemunhamos à grande maioria dos judeus.

Através do que postamos em nosso site, dos livros que publicamos, das viagens a Israel que realizamos etc. procuramos seguir aquilo que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Romanos. Afinal, “se a transgressão deles [dos judeus] resultou em riqueza para o mundo, e a diminuição deles resultou em riqueza para os gentios, quanto mais a plenitude deles!”; e, “se o fato de eles terem sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?” (v. 12,15). Somente Deus sabe quando isso acontecerá, mas ficamos na expectativa desse glorioso momento.

Que esta edição da revista renove suas esperanças pelo retorno de Cristo. Boa leitura!

sumário Revista Chamada Maio 2023

Confira