Norbert Lieth

Prezados Amigos da Chamada

O escritor Curt Goez escreveu: “Erudição temos bastante. O que nos falta é alegria. O que precisamos, é de esperança. Nossa carência é de confiança”.

Com isso ele marca bem o centro do dilema: toda a erudição, toda a sabedoria, toda a inventividade não conseguiram até agora melhorar o ser humano nem um pouco. Por isso faltam a alegria que sustenta, uma viva esperança e uma firme confiança. Tudo é instável e as inseguranças predominam. Sem esperança, ninguém consegue manter-se vivo. A falta de esperança rouba a alegria e entristece.

Muitas vezes se define a esperança como a expectativa futura de um evento desejado sem que haja certeza se este realmente ocorrerá. Assim é a esperança deste mundo. Ela engana o homem e nunca leva realmente ao alvo. No livro de Jó lemos que “ficam envergonhados por terem confiado; quando chegam ali, ficam decepcionados” (Jó 6.20).

A Bíblia chama Deus de “o Deus da esperança”. É algo que contradiz totalmente a esperança do mundo. Assim, é bem diferente o que diz a palavra de Romanos 15.13: “E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo”.

A esperança que vem de Deus é como uma ponte que leva à outra margem. É como uma placa indicadora que nos mostra a direção para o alvo. A esperança que o Onipotente oferece entrega exatamente aquilo que falta ao homem e pelo que ele anseia. Ela confere certeza, confiança e alegria.

A esperança bíblica baseia-se na existência de Deus, o Deus da esperança. Tão certo como ele existe, tão verdadeira é a esperança que ele proporciona. Por isso também o apóstolo Pedro fala de uma viva esperança – que além de tudo se baseia na ressurreição de Jesus dentre os mortos (1Pe 1.3). Ela é tão viva quanto Jesus vive, e está guardada para nós no céu. Jesus é a garantia da nossa esperança. Ele nos abriu a porta para a eternidade. Por isso, Paulo diz aos que creem: “... Cristo em vocês, a esperança da glória” (Cl 1.27).

Um poema diz com muito acerto: “Esteja em Jesus a sua alegria; só ele é a fonte da alegria – alegria perfeita que nunca se esgota e que prevalece sobre a mudança dos tempos”.

Em Jesus Cristo toda a glória de Deus está à nossa disposição. Em tempos difíceis, este fato pode nos consolar e alegrar. A esperança no Senhor dá alegria ao coração em meio a tudo que vai mudando com o tempo. Ela é transbordante mesmo em tempos de estiagem. Quando tudo escurece em torno de nós, Jesus continua sendo o sol nascente. A esperança fundamentada na Bíblia proporciona força para perseverar e energia para a vida.

Lembremo-nos da forte promessa de esperança da Palavra de Deus: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.32).

Vemos aqui três expressões da nossa esperança. Ela consiste em que (1) Deus nos quer dar tudo para que possamos possuir tudo; (2) em Jesus recebemos tudo; e (3) Deus nunca revoga um presente.

Aproveite este mês de março nessa esperança.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Março 2023

Confira