Estar cheio do Espírito Santo

Como saber se estou realmente cheio do Espírito Santo?

Resposta:

É raro percebermos por meio dos sentimentos se estamos ou não cheios do Espírito Santo. É preciso manter em mente o seguinte: você, se nasceu de novo, foi batizado de uma vez por todas por um único Espírito para formar um só corpo (1Co 12.13). Todavia, a presença do Espírito Santo deveria tornar-se cada vez mais profunda, rica e abrangente ao longo da vida do filho de Deus. Essa condição de estar cheio do Espírito Santo ou de encher-se do Espírito Santo será experimentada primariamente pela medida da oração e das ações de graça. O Espírito Santo é o dom que Deus nos deu com seu Filho (Rm 8.32).

Se estiver consciente do seu vazio espiritual e, baseado em Lucas 11.13, tomar uma nova iniciativa de pedir pela plenitude do Espírito Santo, você pode simultaneamente dar graças por isso: “E recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada” (1Jo 3.22). Esse versículo contém também a segunda condição para ser preenchido cada vez mais com o Espírito Santo: obediência. Nada entristece e afasta mais o Espírito Santo da vida de um crente do que a desobediência à luz recebida da Palavra de Deus, porque isso apaga o Espírito (1Ts 5.19). Pode-se até mesmo entristecê-lo (Is 63.10).

Além da oração e da obediência, existe mais um terceiro fator como condição para nos enchermos do Espírito Santo: a fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6). Tiago diz daquele que duvida se Deus realmente lhe deu o seu Santo Espírito: “Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor” (Tg 1.7).

Resumindo: o Espírito Santo está presente! Até o dia da redenção, ele é o seu penhor divino de que você é filho de Deus (Rm 8.16), ele o guiará ininterruptamente para a plena verdade (Jo 16.13) e revelará a glória de Jesus diante da sua visão interior (Jo 16.14). Por meio dele, Jesus Cristo habita em você (Ef 3.16-17). Portanto, dê-lhe graças por estar preenchido com ele!

Wim Malgo

Wim Malgo (1922-1992) é o fundador da Chamada da Meia-Noite. Autor de mais de 40 livros, pregou e ensinou durante décadas.

sumário Revista Chamada Março 2020

Confira