O semeador saiu a semear!
O novo prédio do internato está surgindo
Um breve relato do que Deus tem feito no ministério da Chamada na Bolívia.
Quando há semeadura, as dificuldades ou obstáculos não ficam distantes. Em certas circunstâncias, nós mesmos também podemos causar dificuldades ao evangelho. Algumas sementes são consumidas pelas aves, outras caem entre as pedras, entre espinhos, mas – graças a Deus – também em solo fértil (Mc 4).
Graduação profissional em “Tecnologia”
Tudo começou há doze anos com a instalação de uma sala de computação no Colégio Elim. Como consequência, neste ano houve necessidade de cumprir as horas-aula necessárias do programa governamental para o curso de tecnologia, o que nos causou algumas “dores de cabeça”. Conseguimos, assim, alcançar o objetivo que possibilita, após doze anos, que os graduandos recebam uma espécie de diploma técnico em tecnologia. Isso pode lhes ser útil na continuidade de sua vida profissional.
A rádio BBN abençoará muitos
Infelizmente, devido aos problemas de espaço, a grande quantidade de horas-aula nos levou aos limites e, às vezes, uma classe se reunia até num gramado. No entanto, com isso a escola é uma das poucas escolas “abrangentes” da Bolívia, na qual os alunos conseguem uma espécie de formação profissionalizante. Além disso, somos gratos que, como escola inclusiva, também temos um grupo de deficientes auditivos, o que ao mesmo tempo atende aos nossos valores cristãos. Por favor, orem para que consigamos continuar mantendo este programa e que a Palavra de Deus possa trazer fartos frutos.
Construção do internato
Outro destaque é a construção do novo internato, agora já bastante avançado, destinado a quatro grupos de crianças. Ele substituirá dois barracos de madeira, modernizando a instituição. Os avanços na construção trazem muita alegria. Muros são erguidos, reboco é aplicado e azulejos e o telhado são colocados. Em seguida seguirão os trabalhos de eletricidade e instalação sanitária. O internato serve para que as famílias bolivianas (em caso de problemas familiares, desintegração etc.) recebam apoio e seus filhos tenham seu desenvolvimento pessoal reforçado por meio de frequência escolar, de acompanhamento de tarefas extraclasse e do convívio com outros, bem como para que sejam alcançados pelo evangelho. No próximo ano o internato completará 40 anos de existência.
Festa de encerramento do internato
Um grupo de “ovelhinhas”
“No circo”
Antena de rádio da BBN
Durante décadas a Chamada da Meia-Noite da Bolívia, em Riberalta, transmitia um variado programa radiofônico através de várias emissoras para alcançar a região com as boas novas. Após um violento temporal, a mais antiga emissora secular teve a sua antena transmissora quebrada e o proprietário não pretende continuar com os trabalhos. Por meio de uma providência especial, obtivemos contato com a rádio BBN.
A BBN instalou uma antena com 69 metros de altura em nosso terreno. O Senhor nos concedeu a frequência e a autorização necessárias para Riberalta, e novamente vivenciamos que portas podem se fechar, mas que o Senhor também abre outras novamente! Assim, durante 24 horas ao dia os programas radiofônicos são enviados a partir de nossos terrenos. Nossa equipe participou oficialmente da inauguração, no local da estação, com orações.
Crise ao final do ano letivo
O ano letivo encerrou em novembro e, com isso, também as atividades do internato puderam ser finalizadas, e isso em meio a uma crise política (após várias manifestações populares e devido a diversos indicativos de fraude eleitoral, o presidente foi obrigado a renunciar e saiu do país rumo ao México, como asilado político).
Para o encerramento do ano, os pais foram convidados para nosso salão circular, para assistir às alegres apresentações de seus queridos. A programação contou com músicas, poesias e peças humorísticas, preparações de cenas de filme mudo com os alunos e muito mais. Por fim, o pastor Alex trouxe uma mensagem evangelística para os pais com um claro convite para a tomada de decisão!
De todo coração, manifestamos o nosso profundo agradecimento a todos que oram pelo ministério!
Eberhard e Rosmarie Hanisch
Riberalta, Bolívia