Preciso ouvir o evangelho para ser salvo?
Como fica a situação de pessoas que nunca na vida ouviram algo de Deus e do evangelho? Elas também vão para o céu?
Resposta:
A Bíblia diz que todos são pecadores diante de Deus: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Diante de Deus, ninguém é justo, nem um sequer. É preciso ter plena consciência desse fato. Também a passagem bíblica de João 3.36, que diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. Isso é inequívoco e claro e significa que aquele que recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal tem a vida eterna. Aquele, porém, que não tem Jesus Cristo, está eternamente perdido. Ao mesmo tempo, porém, a Bíblia também diz que Deus é plenamente justo: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo. Deus é fidelidade, e nele não há injustiça; é justo e reto” (Dt 32.4). Sabendo isso, podemos nos alegrar, já que Deus é totalmente justo, também com as pessoas que nunca ouviram algo a respeito da salvação em Jesus Cristo. É interessante também o que a Bíblia diz sobre essas pessoas. Jó 33.14-24 diz: “Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando o sono profundo cai sobre as pessoas, quando adormecem na cama, então lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, para afastar o ser humano dos seus planos e livrá-lo do orgulho; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada. Também no seu leito é castigado com dores, com incessante conflito em seus ossos; de modo que abomina o pão, e detesta até a comida mais saborosa. A sua carne, que se via, agora desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. A sua alma está perto da morte, e a sua vida se aproxima dos que trazem a morte. Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares, para declarar ao homem o que é certo, então Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: ‘Livre-o, para que não desça à cova; já achei um resgate para ele’”.
Isso nos permite reconhecer que Deus fala também onde nós mesmos não o sabemos ou imaginamos. Que isso de fato é assim é confirmado pelos mais diversos relatos de países completamente fechados ao evangelho. Mas a questão que realmente importa para nós é bem diferente: não se trata de saber como é que Deus vai um dia lidar com as pessoas que nunca ouviram o evangelho, mas o que eu tenho feito para alcançar essas pessoas com o evangelho. Que esforços tenho feito para atender ao encargo de Jesus quando diz: “Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15)?
De sua parte, Deus fez tudo para nos salvar. Ele deixou o céu e tornou-se homem como nós. Ele se deixou pregar na cruz em nosso lugar. Ele tomou sobre si a nossa culpa e o nosso pecado. Ele nos reconciliou com o Pai celeste e nos confiou uma mensagem maravilhosa. E o que fazemos nós com isso? Se atendermos a essa incumbência e fizermos tudo que está ao nosso alcance, então podemos tranquilamente deixar o resto por conta de Deus. Ele é justo e não comete erros.