Diferenças nas genealogias de Jesus

Por que as genealogias de Jesus em Mateus e Lucas são tão diferentes?

Resposta:

Encontrei para essa questão a seguinte resposta no site godquestion.org: a genealogia de Jesus consta em duas passagens da Escritura, em Mateus 1 e em Lucas 3.23-28. Mateus retrocede a genealogia de Jesus até Abraão. Lucas retrocede a genealogia de Jesus até Adão. Mesmo assim, há bons motivos para supor que Mateus e Lucas tenham em vista duas genealogias completamente diferentes. Assim, por exemplo, Mateus dá o nome de Jacó ao pai de José (Mt 1.16), enquanto Lucas apresenta o pai de José como Eli (Lc 3.23). Mateus segue a linha que passa por Salomão, filho de Davi (Mt 1.6), e Lucas segue Natã, filho de Davi (Lc 3.31). De fato, de Davi a Jesus existem apenas dois nomes em comum nas genealogias: Zorobabel e Salatiel (Mt 1.12; Lc 3.27).

Há quem afirme que essas diferenças sejam prova de que a Bíblia contenha erros. No entanto, os judeus eram escribas extremamente minuciosos, e isso principalmente quando se tratava de genealogias. É inconcebível que Mateus e Lucas pudessem apresentar duas genealogias totalmente divergentes para a mesma linha. Repetindo: de Davi até Jesus, as genealogias divergem completamente. Mesmo a referência a Zorobabel e a Salatiel é provavelmente indicação para duas pessoas com o mesmo nome.

Mateus apresenta o pai de Salatiel como Jeconias, enquanto Lucas o chama de Neri. Seria normal um homem de nome Salatiel chamar seu filho de Zorobabel se levarmos em conta os homens conhecidos com esses nomes (vide os livros de Esdras e Neemias).

Todavia, a maioria dos estudiosos bíblicos conservadores supõe que Lucas reproduza a genealogia de Maria, e Mateus a de José. Mateus segue a linha de José (legalmente o pai de Jesus) via Salomão, filho de Davi, enquanto Lucas segue a linha de Maria (a parente de sangue de Jesus) via Natã, filho de Davi. Não existia palavra grega para “genro”, e José teria sido chamado de filho de Eli por ter se casado com Maria, filha de Eli. Jesus é descendente de Davi por ambas as linhas, o que o autentica como Messias. Não seria usual seguir uma genealogia pela linha materna, mas afinal aqui temos um nascimento virginal. A explicação de Lucas para isso é que Jesus era filho de José, “conforme se pensava” (Lc 3.23).

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Setembro 2022

Confira