Frutos de uma amizade incomum

Frutos de uma amizade incomum

O intercâmbio entre amigos é coisa boa – inclusive entre as plantas. Pesquisadores conseguiram viabilizar uma convivência entre pés de tomate criados em estufa com parceiros em simbiose amigável, conforme podemos conferir no site da wissenschaft.de.[1] Ali, os chamados fungos micorriza reduzem consideravelmente a demanda de adubo das plantas carentes do nutriente fosfato. As investigações revelam também que a simbiose exerce efeito positivo sobre os componentes saborosos e salutares dos tomates.

Na verdade, os fungos são mais conhecidos como causadores de doenças nas plantas, mas nem todos são inimigos – há também os amistosos: algumas espécies que crescem no solo desenvolvem um íntimo intercâmbio com determinadas plantas, a chamada simbiose de micorriza. Por meio de uma ligação entre o tecido dos fungos no solo e as raízes das plantas, os parceiros trocam nutrientes entre si. Nesse processo, o fungo fornece à planta principalmente o nutriente fosfato, extraído da terra, recebendo açúcares em troca.

Já se sabe que a simbiose de micorriza é capaz de favorecer consideravelmente o crescimento, a saúde e o teor de componentes favoráveis nas plantas. Por isso, os pesquisadores buscam desenvolver processos que promovam especificamente a colonização de raízes de plantas com os fungos. A disponibilização de preparados de micorriza que contenham os respectivos esporos poderia servir para isso.

Quem quiser colher tomates sadios e saborosos e, além disso, poupar fertilizantes, fará bem em “micorrizar” suas plantas. Há uma empresa desenvolvendo com base nesses resultados um substrato de micorriza disponível comercialmente para o cultivo de tomates em estufa. Como isso, pode-se economizar fertilizante à base de fosfato, e seu uso tem potencial para se pagar rapidamente entre os grandes produtores de tomates. É um aspecto que os pesquisadores ainda destacam, especialmente em suas conclusões, já que, segundo estimativas, as reservas de fósforo inorgânico para a produção de fertilizantes estarão esgotadas em 40 a 70 anos. Já se fala numa crise de fosfato que ameaçaria a produção agrícola mundial.

Nota

  1. “Pilz-Pflanzen-Freundschaft versüßt Tomaten”, wissenschaft.de, 5 nov. 2020. Disponível em: https://www.wissenschaft.de/erde-umwelt/pilz-pflanzen-freundschaft-versuesst-tomaten/
sumário Revista Chamada Julho 2022

Confira