Criador falsificado

Criador falsificado

No ano de 1870, na ilha australiana de Macquarie, foram liberados coelhos[1] para que sua carne pudesse ser consumida pelos marinheiros ali encalhados. O que não estava previsto: os coelhos liberados se multiplicaram tremendamente e comeram toda a vegetação, transformando as pastagens numa estepe. Os únicos inimigos deles eram os gatos, e por isso estes posteriormente foram também introduzidos na ilha. No entanto, isso ainda não restaurou o equilíbrio. Em 1968, o homem novamente interferiu introduzindo pulgas no ambiente, as quais contaminaram os coelhos com o mortal vírus Mixoma. Assim houve a diminuição da quantidade de coelhos, mas isso causou e eliminação da principal fonte de alimentação dos gatos, os quais passaram a caçar pássaros e acabaram extinguindo várias espécies destes. Em 1985 foi autorizada a caça aos gatos, e até o ano de 2000 eles foram exterminados. O que aconteceu então? Os coelhos novamente se multiplicaram, ainda mais rapidamente do que antes. A ilha estava devastada, com 40% da vegetação consumida. Em setembro de 2006, houve um deslizamento de uma encosta na baía Lusitânia, na costa oriental da ilha. Com isso morreram muitas aves, principalmente pinguins, que faziam seus ninhos nessa baía para chocar os ovos. Os coelhos causaram tanta corrosão no solo que ele veio a deslizar com as chuvas.

Teríamos ainda outros exemplos semelhantes de tentativas de solucionar problemas ambientais –1935: a migração do sapo Aga da América Latina para a Austrália;[2] final do século XIX: a transferência das árvores Melaleuca australianas para os pântanos de Everglades, na Flórida;[3] 1956: a migração de rainhas de abelhas africanas para o Brasil[4] –, mas que resultaram em verdadeiras catástrofes ecológicas causadas pelo homem. O que nos falta é conhecimento a respeito da complexidade dos sistemas ecológicos.

 

Notas

  1. “Macquarie-Insel”, s. d. Disponível em: https://hmongwiki.de/wiki/Macquarie_Island.
  2. Michael Gehrig, “Australien: Die unerwünschte Kröte”, umweltnetz-schweiz.ch, 5 jan. 2018. Disponível em: https://www.umweltnetz-schweiz.ch/themen/naturschutz/2755-kroetenplage-australien.html.
  3. Ferdinand Bada, “Invasive Arten in den Florida Everglades”, WorldAtlas. Disponível em: https://www.worldmap-knowledge.com/articles/invasive-species-in-the-florida-everglades.html. Acesso em: 1 dez. 2021.
  4. “Die Killerbiene”, bee careful, s. d. Disponível em: https://www.bee-careful.com/de/initiative/die-killerbiene.

Rolf Höneisen é o redator chefe da revista cristã ideaSpektrum e ancião de uma igreja na Suíça.

sumário Revista Chamada Janeiro 2022

Confira