A igreja de Jesus na profecia

O início da igreja como entidade separada da raça humana começou no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo veio para habitar em cada crente.

John F. Walvoord

Embora o Antigo Testamento preveja a salvação de não judeus, não há previsões sobre a revelação neotestamentária segundo a qual Deus criaria um outro povo composto de judeus e não judeus, unido em um único corpo espiritual. Em um diálogo entre Cristo e Simão Pedro, ele também pronunciou as significativas palavras: “...sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). O modo como isso aconteceria só foi revelado nas cartas dos apóstolos, quando a plena verdade sobre a igreja no plano de salvação de Deus ficou clara. Na profecia bíblica é muito importante distinguir entre as intenções de Deus com Israel e seus planos com a igreja. Durante toda a presente era, Deus atua com a raça humana de um modo que o Antigo Testamento não previu. Seu plano com a igreja de Jesus, tanto nesta era como também no futuro, distingue-se daquilo que Deus prometeu ao povo de Israel. Confundir a igreja com Israel cria transtornos para a interpretação de toda a profecia. Por isso, muitas profecias sobre o futuro de Israel e a igreja são equivocadas.

O início da igreja como entidade separada da raça humana começou no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo veio para habitar em cada crente. Com o batismo, esses crentes foram inseridos no corpo de Cristo, composto igualmente de judeus e não judeus. Com isso, criou-se uma configuração totalmente nova. Esse batismo com o Espírito é resumido em 1Coríntios 12.13 como segue: “Pois, em um só Espírito todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. Uma outra revelação sobre o batismo com o Espírito Santo consta de Atos 10, no contexto do anúncio do evangelho a Cornélio e sua casa. Até aquele momento, os apóstolos ainda não haviam entendido que Deus tinha um plano para os não judeus, e que a redenção em Cristo estava prevista para eles da mesma forma como para os judeus. Depois de Pedro pregar a Cornélio e a sua casa, o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes não judeus. Pedro entendeu pela primeira vez que essas pessoas estavam realmente redimidas. Atos 10.46-48 diz: “Pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então Pedro disse: ‘Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?’ E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias”. Os outros crentes judeus criticaram o procedimento de Pedro. Lemos sua defesa em Atos 11.15-17: “Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: ‘João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.’ Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?”. O versículo 18 diz: “Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: ‘Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida!’”.

John F. Walvoord (1910-2002) foi um teólogo, pastor e presidente do Dallas Theological Seminary. Autor de mais de 30 livros, concentrou-se principalmente nas áreas de teologia e escatologia.

sumário Revista Chamada Novembro 2021

Confira