Impacto da pandemia no evangelismo em Israel

Entrevista realizada por Ruth Winkler com o Dr. Eitan Bar, diretor de evangelismo e apologética do ministério israelense ONE FOR ISRAEL, sobre as possibilidades evangelísticas durante as restrições da pandemia, a ajuda para novos convertidos das seitas ultraortodoxas e os maiores obstáculos para uma conversão.

Dr. Eitan Bar (esquerda) com a equipe de publicidade do ONE FOR ISRAEL.Dr. Eitan Bar (esquerda) com a equipe de publicidade do ONE FOR ISRAEL.

Qual foi a influência da Covid-19 na quantidade de perguntas/notícias a respeito de Yeshua e do evangelho que o senhor recebeu de israelenses?

Durante as restrições em Israel devido à Covid-19, muitos precisaram trabalhar em casa ou abrir mão de seus empregos, o que aliviava a carga horária e lhes permitia permanecer ainda mais tempo online. Por causa dessa situação houve um grande aumento no número de solicitações de nossos vídeos de divulgação e recebemos muito mais notícias de israelenses interessados através das mídias sociais. Além disso, desmoronou a ilusão de segurança e bem-estar nos pensamentos de muitas pessoas, as quais então começaram a se preocupar sobre profundas questões existenciais para as quais nós temos respostas.

De que maneira o ONE FOR ISRAEL consegue ajudar para que esses interessados compreendam melhor o evangelho e consigam comunhão com outros crentes?

Nós oferecemos um plano de discipulado com 16 lições em inglês para judeus recém-convertidos e uma série com 28 capítulos, em hebraico, para novos interessados. Com isso temos os recursos básicos com ensinamentos do Novo Testamento para novos convertidos. Também procuramos atender o quanto possível com a ajuda de nossos colaboradores, respondendo às suas questões iniciais por meio das plataformas de contato. Esses recursos digitais servem de âncora salvadora para muitos dos crentes que vivem sob domínio de seitas ultraortodoxas, e com elas os ajudamos a dar os primeiros passos em sua fé em Yeshua. Nós oferecemos livros, artigos e vídeos produzidos por nosso ministério que tratam detalhadamente dos assuntos que lhes interessam. Acima de tudo, nos esforçamos para colocá-los em contato com um grupo local ou igreja que possa apoiá-los e oferecer discipulado e uma comunhão de fé.

Quais são as principais questões, dúvidas e barreiras com as quais são confrontados esses interessados?

Uma das principais barreiras com a qual um judeu é confrontado ao dar seus primeiros passos na fé é o fardo de dois mil anos de mentiras e preconceitos contra a fé em Yeshua. A lealdade que eles cultivam para o seu legado normalmente os leva a se sentirem culpados, como se fossem renunciar às tradições profundamente arraigadas que representam o cerne de sua identidade. Esse obstáculo não é encontrado apenas nas comunidades ortodoxas. Israelenses seculares que abraçam a fé também precisam lutar contra esse último obstáculo. O estigma social pode ser avassalador para uma pessoa convertida que provém de uma família numerosa ou de uma comunidade pequena. A maneira de reduzir o sentimento quanto a esse “tesouro judeu” consiste em envolver os novos convertidos ainda mais firmemente com suas raízes bíblicas israelenses. Nós lhes asseguramos que esta é a melhor maneira de se unirem ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Com isso forma-se um novo cerne de identidade judaica que se baseia na ininterrupta história da salvação, desde Gênesis até Apocalipse. Por essa razão desenvolvemos as diversas séries apologéticas que respondem a esses argumentos e se opõem à Torá verbal, a fim de derrubar esses obstáculos que afastam nosso povo da fé em seu Messias.

sumário Revista Chamada Outubro 2021

Confira