Ligeira reversão no Sudão

A maioria dos livros de história nem os menciona, mesmo assim esses fatos históricos se revestem de enorme importância diante dos atuais desdobramentos. Eles revelam a imensidão das transformações que vêm ocorrendo no Sudão. Essa nação africana promulgou uma lei boicotando o Estado de Israel em 1958 e está entre os países que tanto em 1948 como em 1967 declararam guerra a Israel. Muitos, porém, ainda se lembram daquilo que ficou conhecido como os “três nãos” da resolução de Cartum: nenhuma paz com Israel, nenhum reconhecimento de Israel, nenhuma negociação com Israel.

Isso definitivamente entrou para a história porque, no segundo semestre de 2020, ambos os países declararam formalmente o estabelecimento de relações bilaterais. Embora até o momento isso não foi expressado em delegações publicamente visíveis nem na instalação de representações, o Sudão recentemente avançou mais um passo nessa trajetória ao finalmente cancelar a lei de boicote de 1958. Justamente esse passo representa uma maciça valorização dos relacionamentos, talvez até mais do que qualquer visita ocasional de alguma delegação, porque por meio de relações comerciais se estabelecem ao mesmo tempo muitos contatos interpessoais.

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Setembro 2021

Confira