Positividade tóxica

Já faz algum tempo que pesquisadores e psicólogos se ocupam de um fenômeno que chamam de “positividade tóxica” (inglês, toxic positivity), “uma postura positiva tóxica [insalubre]”, conforme explicou Philipp Nagels.[1] Em artigo publicado no mesmo site, Suria Reiche explica: “No Instagram e semelhantes, os usuários mostram predominantemente só o que é belo e especial. Por trás disso existe uma tendência humana natural. No entanto, esse comportamento pode causar efeitos negativos sobre o corpo e a alma – tanto para os autores como para o público”.[2] A respeito disso, ela também cita a psicóloga Doris Röschmann, segundo a qual, “a longo prazo, fazer sempre de conta que eu esteja bem-humorado é cansativo e insalubre. Agindo assim, encubro algo dentro de mim e isso custa energia psíquica”. As consequências podem ser insônia e até depressão. “A constante cobrança de ser feliz pode nos tornar infelizes”, escreve Philipp Nagels. Seria mentir a si mesmo e excluir os fatos negativos da vida, passando a crer que cometemos algum erro se não nos sentirmos felizes. A mesma situação é a do observador que fica com a impressão de que sua vida é tediosa, de que algo não está certo se ele não tiver os mesmos sentimentos positivos e ensolarados em sua vida. Isso pode desencadear comportamentos agressivos ou também depressão.

Notas

  1. Philipp Nagels, “Darum solltest du dich nicht immer ‘auf das Positive konzentrieren’”, WELT, 16 dez. 2019. Disponível em: https://www.welt.de/kmpkt/article204301640/Toxic-Positivity-Darum-solltest-du-dich-nicht-immer-auf-das-Positive-konzentrieren.html.
  2. Suria Reiche, “Diese Instagram-Lüge kostet Lebensenergie”, WELT, 21 jun. 2021. Disponível em: https://www.welt.de/wirtschaft/webwelt/article231930413/Toxic-Positivity-Gute-Laune-bei-Instagram-raubt-Lebensenergie.html.
sumário Revista Chamada Setembro 2021

Confira